gyruw5

450 palavras 2 páginas
SIGMUND FREUD
Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 29 de abril de 2013
Tamanho do texto: A A
Freud ficou fascinado pelo problema da histeria
Freud ficou fascinado pelo problema da histeria
Concentrado em ancorar a psicologia na neurofisiologia, Freud lutava para aplicar os princípios da escola de Helmholtz aos mecanismos da mente. O resultado foi seu trabalho intitulado Projeto para uma Psicologia Científica.

Freud ficou insatisfeito com o que escrevera e desejava destruí-lo. Este trabalho foi publicado postumamente, em face do reconhecimento de que tivera uma influência de grande alcance sobre as ideias posteriores de Freud.

A explicação de Freud era que a dor poderia estar associada a um excesso de excitação nervosa e o prazer poderia ser visto como o resultado final da descarga desta excitação. Na raiz da teoria, estava um modelo de sistema nervoso que se apresentava como um recipiente passivo de estímulo de forças externas e um conceito de motivação em termos de tensão ou redução de impulso.

Freud baseou-se no princípio da constância de Helmholtz. Esta teoria insistia que a soma das forças deve permanecer constante em qualquer sistema isolado. Em seu Projeto desenvolveu a ideia de que os processos mentais constantemente se empenham em obter equilíbrio ou homeostasia.

Freud, quando escreveu o Projeto, acreditava que se uma pessoa experimentasse uma impressão psíquica, algo em seu sistema nervoso, que ele chamou na época, de a soma de excitação, aumentasse. Existiria em cada sujeito, uma tendência constante a diminuir esta soma de excitação, a fim de preservar sua saúde.

Este princípio de constância serviu como a fundação econômica para a teoria dos instintos de Freud.

Embora muitas das ideias de Freud em seu Projeto tenham sido confirmadas por estudos neuropsicológicos mais sofisticados, ele não obteve sucesso na tentativa de sintetizar o psicológico e o neurológico.

Em alguns de seus trabalhos, Comunicação Preliminar

Relacionados