A íindrome de bornout

3881 palavras 16 páginas
A Síndrome de Burnout: Uma Revisão da Literatura

Resumo As mudanças tecnológicas e o conseqüente aumento da produtividade e lucratividade, trouxeram impactos à saúde do trabalhador, mais notadamente na esfera física e psíquica. A Síndrome de burnout tem sido apontada na literatura como uma nova enfermidade, relacionada às mudanças introduzidas no mundo do trabalho. O presente estudo teve o objetivo de demonstrar a importância da temática através de uma revisão bibliográfica. Uma análise demonstrou haver um certo consenso quanto a conceituação do burnout, sua forma de manifestar-se e maneiras de prevenir, porém há uma razoável diversificação em termos das abordagens teóricas, não parecendo haver uma integração entre as mesmas. Palavras-Chave: Burnout, Saúde do trabalhador, Mudanças

Introdução As mudanças tecnológicas, introduzidas no processo produtivo, possibilitaram às empresas o aumento da produtividade e, conseqüentemente, dos lucros. Não obstante, este desenvolvimento trouxe impactos à saúde do trabalhador, com manifestações tanto na esfera do seu físico quanto psíquico. O surgimento de novas enfermidades, dentre elas a Síndrome de Burnout (Maslach & Schaufeli, 1993), relacionada às mudanças introduzidas no mundo do trabalho, é apontado nas produções científicas a partir, sobretudo, dos anos 1980.
O documento da Comissão das Comunidades Européias (Comisión de las Comunidades Europeas, 2007) estabelece que algumas enfermidades consideradas emergentes, como o estresse, a depressão ou a ansiedade, assim como a violência no trabalho, o assédio e a intimidação, são responsáveis por 18% dos problemas de saúde associados com o trabalho. Tendo em vista que, até pouco tempo, o trabalho não era considerado como um agente etiológico digno de nota e, portanto, não incluído como variável importante no processo saúde-doença (Jaquecs & Codo, 2002), são escassas as informações em saúde mental, principalmente entre profissionais de saúde.

Relacionados