Paper sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Sustentável e Sociedade Pós-moderna: influência na sua formação profissional


Elisângela Maziero Gomes
Lauri Rodrigues Borges
Roberto Reis Miranda
Prof. Paulo César dos Santos
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Direito (DIR 24) - Sociologia
06/05/2011

RESUMO

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atualsem com isso comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. É por isso que realizamos este trabalho, para explicar um pouco sobre sustentabilidade, seus efeitos em nossa sociedade e até mesmo em nossas vidas. O objetivo é sensibilizar todos para uma mudança de postura, como abandonar o imediatismo e passar a pensar mais em longo prazo, ser menos individualista e agir emprol do coletivo.

Palavra-chave: Desenvolvimento. Sustentabilidade. Social. Problemas.


1 INTRODUÇÃO

Desenvolvimento sustentável. Todos já ouvimos falar a seu respeito e sua importância. Mas será que conhecemos mesmo as regras propostas pelo desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer acapacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Não esgota os recursos para o futuro, busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

O conceito de sustentabilidade é baseado em três aspectos – econômico, social e ambiental. A proposta de sustentabilidade deve passar da teoria à prática por intermédio das relações comerciais. Um dos maiores desafios domundo é conscientizar as grandes organizações da inutilidade de adotar políticas sustentáveis apenas nos discursos.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 Reflexão sobre desenvolvimento sustentável

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas, criou uma definição para o desenvolvimento sustentável: é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geraçãoatual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios, separando um mundo de riqueza e fartura e outro de miséria, degradação ambiental e poluição. O Desenvolvimento sustentável busca conciliar o desenvolvimento econômico com apreservação ambiental, acabando com a pobreza do mundo.

O objetivo principal é que cada país determine, com o apoio das organizações internacionais, a situação de seus conhecimentos científicos e de suas necessidades e prioridades de pesquisa. O objetivo chave é melhorar e fazer a junção entre os sistemas ambientais humanos e naturais, e melhorar os instrumentos de análise necessários paracompreender melhor os impactos sobre o meio ambiente. Neste sentido, diz o Prof. Everaldo da Silva (2010, p. 209):

[...] muitas das organizações que produzem podem não estar preocupadas com as conseqüências maléficas ao meio ambiente quando fazem usufruto de seus recursos para produzir mercadorias. Por exemplo, se olharmos mais atentamente, visualizaremos muito descaso com a natureza, a exemplo:poluição, desmatamento, uso irracional dos bens renováveis ou não.

Para promover o desenvolvimento sustentável é preciso um conhecimento mais amplo de capacidade de sustentação da Terra e dos processos que podem prejudicar ou estimular sua capacidade de sustentar a vida. O meio ambiente está mudando rapidamente, mais do que em qualquer época; como resultado, surpresas podem ser esperadas e no próximoséculo podem ocorrer mudanças ambientais significativas. Ao mesmo tempo, o consumo humano de energia, água e outros recursos não renováveis, estão aumentando, e com isso gerando grandes conseqüências em muitas partes do mundo.

O desenvolvimento sustentável é uma idéia que já existe há muito tempo, vários projetos já foram criados, porém não foram implantados em escalas globais; a maioria...
tracking img