A ética do ddiscuro

3830 palavras 16 páginas
A ÉTICA DO DISCURSO DE HABERMAS

Habermas procura responder à questão fundamental da filosofia moral e política, surgida de nossa compreensão moderna do mundo, quanto à possibilidade de existência de uma comunidade política formada por pessoas razoáveis, mas profundamente divididos pelo pluralismo, não apenas inevitável, mas também desejável, das visões de mundo e dos modos de vida. Nesse sentido, o ponto de partida da Ética do Discurso é a necessidade de haver normas universais em nossa época de profundas e constantes mudanças e descobertas (clonagem, aborto, eutanásia, economia internacional, preservação do meio-ambiente) e a impossibilidade de haver tais normas devido ao pluralismo, o que aponta para a existência de um paradoxo.
Nessa perspectiva, podemos questionar a partir do seguinte viés: como inserir a Ética do Discurso no paradoxo da impossibilidade e necessidade contemporânea de fundamentação de normas universais?
A Ética do Discurso de Habermas é um programa que se inscreve na vertente kantiana das recentes teorias morais a partir da incorporação de certos motivos importantes da crítica hegeliana ao universalismo abstrato. Nessa perspectiva, a Ética do Discurso pode ser apresentada como uma concepção kantiana pós-hegeliana da filosofia prática que se inscreve em um universo pós-metafísico de pensamento. A transformação do universalismo moral de Kant é a via escolhida pela Ética do Discurso (Diskursethik) como uma via possível perante os desafios éticos, políticos e jurídicos contemporâneos. Nessa perspectiva, é possível uma ética universal em um mundo multicultural?
As reflexões de Habermas sobre a Ética do Discurso aparecem em várias de suas obras. Contudo, privilegiaremos sua obra “Consciência Moral e Agir Comunicativo”, fundamentalmente os capítulos terceiro e quarto, no intuito de explicitar essa temática.
A temática da Ética do Discurso em Habermas está diretamente atrelada à questão da teoria do discurso, a qual conta com a

Relacionados