A O

651 palavras 3 páginas
Introdução do aço

O desenvolvimento social e econômico no mundo está tão acelerado que seria impossível imaginar o universo sem o uso do aço. Prova disto é o aumento do uso na construção de edifícios, execução de obras rodoviárias e ferroviárias, instalação de meios de comunicação, produção de equipamentos, etc.

Historia do aço
Evidências mostram que as tribos nômades nos desertos da Ásia Menor (extremo oeste da Ásia) recolhiam o ferro metálico que era encontrado em meteoritos, há cerca de 4.500 anos. A grande mudança na evolução do ferro aconteceu em 1856, quando o homem descobriu como produzir aço. Por ser mais resistente que o ferro fundido e ter a possibilidade de ser produzido em grandes quantidades, se tornou matéria-prima para muitas indústrias. O aço é basicamente uma liga de ferro e carbono, e sua origem se deu com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas do ferro, como adicionar propriedades para resistência ao desgaste, ao impacto, à corrosão, etc. Em decorrência disto e pelo seu baixo custo, o aço passou a representar cerca de 90% de todos os metais consumidos na indústria.

Processo de fabricação
O carvão também é outro importante material e tem duplo papel na fabricação do aço: como combustível, permite alcançar altas temperaturas, necessárias para fusão do minério. Como redutor, associa-se ao oxigênio que se desprende do minério, deixando o ferro livre. Após processo de redução e refino, o aço passa pela laminação que, em estado de solidificação, é deformado mecanicamente e transformado em produtos siderúrgicos utilizados pela indústria de transformação, como chapas, bobinas, vergalhões, arames, perfilados, barras, etc. Fabricar o aço exige técnicas que devem ser renovadas de tempos em tempos, por isso há investimento constante em pesquisa nas siderúrgicas.

Importância do aço em estruturas de concreto armado
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre, pois o

Relacionados