A violencia dentro da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE IRECÊ

A VIOLÊNCIA DENTRO DA ESCOLA


Ourolândia- BA
Fevereiro 2013
Dirilândia
Normilda



A VIOLÊNCIA DENTRO DA ESCOLA



Trabalho solicitado pela professora Michele Jatobá como requisito parcial de avaliação da disciplina de Metodologia Científica, apresentado a Faculdade IESI, pólo de Ourolândia- Bahia.



Ourolândia- BAFevereiro 2013
Violência é um ato ou efeito de violar é romper a liberdade e os direitos do cidadão. A violência é um distúrbio da agressividade. E a Agressividade em si e a tendência de atacar e provocar.
Muitas de nossas crianças e adolescente passam por violências, e ficam calados, algumas delas não têm coragem de revelar por medo da retaliação do agressor, porém a violência entre colegasnão é a única. A violência entre professores e alunos também tem crescido assustadoramente, embora o que mais tem acontecido é a violência de alunos contra os professores e a escola não mais o oposto. O que mais intrigado a todos é que o aumento da violência veio junto com a ampliação dos direitos dos cidadãos e com o Estatuto da Criança e Adolescente. Essa é uma questão que não devemos desprezar,pois o Estatuto prioriza os direitos em detrimento dos deveres.
Após a promulgação do Estatuto, as ações contra a violência nas escolas tem se realizado a partir da mediação, conselhos, etc. A mediação de conflitos é importante, necessária, e muitos problemas são resolvidos, mas não basta só mediar, infelizmente tem que haver a punição também.
São inúmeras as questões que levam a violência para oambiente escolar, dentre elas podemos citar as diferenças sociais, culturais, psicológicas, entre outras como as experiências de frustrações, diferenças de personalidades, competição, etc. Hoje, sabemos que a tendência da desfragmentação do saber é o melhor caminho a trilhar A multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade são propostas de superação da fragmentação do saber. Somente através dodialogo aliado à práxis efetiva é que poderemos amenizar o grau de violência no interior das escolas.
 Esse círculo de violência deve ter um olhar mais universal, principalmente, por aqueles que pensam sobre a educação. É necessário ver que a violência contra a instituição escolar, contra colegas e professores e, de certo modo, a violência dos adultos contra as crianças, também, contém elementosde caracterização bem comuns. A não aceitação das diferenças em toda a sua amplitude – se é diferente, é hostilizado, desprezado, humilhado e quando a vítima reage é violentada.

JUSTIFICATIVA
A violência tem sido tema de algumas discussões entre os vários segmentos da sociedade, por se tratar de um problema social, que vem fugindo ao controle das autoridades que já não conseguem encontrarsoluções imediatas, vê-se a possibilidade da união de forças para que se possa vislumbrar algumas alternativas que respondam às necessidades existentes, no que diz respeito à diminuição dos índices de violência apontados pelos meios de comunicação e por estudiosos do assunto.
O problema da violência das instituições  escolares da rede de ensino vem se agravando, aumentando consideravelmente o índice deevasão e repetência escolar na rede pública de ensino. A questão da violência no âmbito escolar esta causando um grande problema em todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, bem como na segurança em mudar e redirecionar os procedimentos relacionados aos alunos e pais, pois a polícia sempre foi vista como um órgão punitivo e repreensivo do sistema. Assim os alunos, pais, professorese comunidade em geral, não acreditam que os órgãos da polícia possam realizar um trabalho conjunto com os membros das escolas para evitar e prevenir a violência nas mesmas, contribuindo assim, para o sucesso e a permanência dos alunos nas escolas.
Atualmente, vem ocorrendo muitos casos de crimes dentro das escolas, em seu entorno ou no trajeto para a mesma, cuja tendência é se agravar cada...
tracking img