A vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Plano Real
Plano Foi entre 1986 e 1991 que o país foi transformado em laboratório de experiência para planos político-econômicos de combate à inflação, mais voltados para espetáculos de mágica doque para resultados concretos. O Governo Sarney, foi pródigo em criar esses, o primeiro dele foi o Plano Cruzado baseado na troca de moeda e em congelamento de preços. O resultado foi odesabastecimento e a criação de mercados paralelos para se obter suprimentos. Plano usado eleitoralmente, seguido pelo Plano Cruzado II, que  desfez tudo o que havia sido implantado no anterior. Veio a seguir oPlano Bresser, de curtíssima duração. O Governo Sarney fez mais uma tentativa com o Plano Verão, com os mesmos resultados.
O governo que se seguiu criou os Planos Collor I e II, sendo o primeiro aloucura do confisco da poupança dos investidores. Foram planos de choque heterodoxos, que acabaram descumprindo as relações contratuais até então existentes. O que melhor exemplifica a malvadeza dosplanos do Governo Collor, foi o expurgo da correção monetária sobre depósitos do FGTS. Era mais uma vez a classe trabalhadora pagando um altíssimo preço por planos sem consistência e copiados de outrospaíses. Como se o Brasil guardasse as mesmas semelhanças. O Supremo Tribunal Federal veio a reconhecer que a diferença deveria ser reposta na conta do trabalhador.
O Plano Real iniciado em 1º de julhode 1994 foi um programa econômico realizado em etapas. Ressalta-se neste a remontagem do padrão monetário brasileiro. Os primeiros passos desse plano foram dados ainda em junho de 1993, no governoItamar Franco, com o Programa de Ação Imediata – PAI. Sem choques heterodoxos, como os planos antecedentes, o governo assumiu que a principal causa da inflação era o descontrole financeiro eadministrativo do setor público. O fundamental do PAI não foi deflagrar um combate à inflação, mas sim adotar medidas capazes de resgatar a ética e a credibilidade das instituições, que haviam sido manchadas...
tracking img