A vida de lucas evengelista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFÂCIA DE LUCAS



PRISCO (PAI DE DIODORO CIRINO)

ERA UM HOMEM DE MORAL E NOBRES QUALIDADES. VIRTUOSO TRIBUNO, AMADO PELAS TURBAS ROMANAS, HONRADO PELAS SUAS QUALIDADES MILITARES. AS TURBAS O ADMIRAVA PELA SUA RELAÇÃO DE BONDADE E JUSTIÇA COM SEUS ESCRAVOS, POIS O POVO ROMANO ACHAVA OS ESCRAVOS DESPRESÍVEIS E OS COMPARAVAM A QUADRÚPEDES. ERA SENADOR. NUNCA REVELOU A ENÉIAS E A NINGUÉMDE QUEM O COMPROU. PRISCO LEVARA O JOVEM ENÉIAS MACHUCADO E FERIDO PARA SUA CASA, PEDIU A SEU MÉDICO QUE O CURASSE E EXIGIU DELE APENAS OBEDIÊNCIA.
PRISCO DIZIA A TODOS QUE OBEDECIA AOS DEUSES E ÀS LEIS DE SEUS PAIS E TINHA ORGULHO DESSA OBEDIÊNCIA, POR SER VOLUNTÁRIA E EXIGIDA DE TODOS OS HOMENS HONRADOS, POIS ACREDITAVA QUE “O HOMEM SEM DISCIPLINA É UM HOMEM SEM ALMA”. PRISCO PERMITIU A ENÉIASQUE ESTE SE SENTASSE AO CANTO DO QUARTO ONDE SEU FILHO DIODORO RECEBIA INSTRUÇÃO, ADMIRAVA O ESCRAVO PELA SUA CAPACIDADE DE APRENDER, POR SUA MEMÓRIA EXTRAORDINÁRIA, ENFIM O ACHAVA INTELIGENTE.


ANTÔNIA

ESPOSA DE PRISCO E MÃE DE DIODORO TINHA MUITA AFEIÇÃO PELA JOVEM ÍRIS, CRIADA DE QUARTO, JOVEM E BELA GREGA. A QUERIDA DO PESSOAL DOMÉSTICO, EDUCADA PESSOALMENTE POR ANTÔNIA QUE LHE DEVOTAVAAFETO MATERNAL. ANTONIA AJUDOU SEU MARIDO A PRESIDIR O CASAMENTO DE ÍRIS COM ENÉIAS, DANDO-LHES MUITOS PRESENTES, INCLUSIVE A DÁDIVA DA LIBERDADE.



DIODORO CIRINO

TRIBUNO CUJO HERÓI ERA CINCINATO TINHA CONSIDERÁVEL INSTRUÇÃO E MUITO INTELECTO, FILHO DE SÓLIDA E VIRTUOSA FAMÍLIA DE MUITOS SOLDADOS. HOMEM DE EXPRESSÃO E DE GESTOS RUDES ERA CASADO COM AURÉLIA, MAS ALIMENTAVA DESDE AINFANCIA UM AMOR POR ÍRIS, MAS NÃO TRAIA SUA ESPOSA, SUA INFEDELIDADE SÓ ERA DE CORAÇÃO. GOSTAVA DE HISTÓRIA, POESIA E FILOSOFIA. NUNCA FREQUENTARA BORDÉIS DE ANTIÓQUIA PARA ORGIAS SEXUAIS. BEBIA POUCO E SUA EVASÃO ÚNICA ESTAVA NO TRABALHO. PUNIA UM OFICIAL TANTO COMO A UM SOLDADO RASO DA INFANTARIA DA MESMA FORMA. AMAVA SUA FILHA E DEDICAVA PROFUNDO CARINHO E RESPEITO POR SUA ESPOSA. FINGIA SER RUDECOM OS ESCRAVOS, MAS NO FUNDO TINHA CORAÇÃO MOLE. SEU ÚNICO PECADO ERA O AMOR QUE SENTIA POR ÍRIS.


ENÉIAS

ENÉIAS ERA PAI DE LUCANO. EMBORA POUCO ILETRADO, POSSUÍA REMOTO CONHECIMENTO SOBRE FILÓSOFOS, ESTES MUITO ADMIRADOS NAQUELE TEMPO POR GREGOS E ROMANOS. DISCUTIA COM EXATIDÃO SOBRE PLATÃO E ARISTÓTELES. ERA UM HOMEM MUITO DEDICADO À SUA PROFISSÃO (GUARDA LIVROS E ARQUIVISTA). RECEBEU BEMA GRATIDÃO DE DIODORO QUANDO ESTE VOLTOU PARA CASA, POR TER CUIDADO BEM DAS PROPRIEDADES DE SEUS PAIS APÓS ESTES FALECEREM. TAMBÉM DEIXOU DIODORO FELIZ POR SABER QUE ESTAVA LIBERTO, POIS TINHA SIDO COLEGA DE ESTUDOS NA SUA INFÂNCIA E ADMIRAVA SUAS QUALIDADES E HONESTIDADE. DIODORO APENAS SENTIU-SE DECEPCIONADO POR SABER QUE ENÉIAS HAVIA DESPOSADO SUA AMADA ÍRIS, APESAR DE JÁ ESTAR CASADO COM AMATRONA AURÉLIA. QUANDO DIODORO FOI NOMEADO GOVERNADOR DE ANTIÓQUIA (NA SÍRIA), LEVOU ENÉIAS E ÍRIS PARA MORAR COM ELES.


ÍRIS

BELA COMO TANTO QUANTO SEU FILHO LUCANO, DE PELE BRANCA, DE LINDOS OLHOS AZUIS E CABELOS LONGOS DOURADOS, ERA MUITO AMADA POR ENÉIAS, PORÉM MANTINHA GRANDE RESPEITO PELO SEU MARIDO, MAS SEU CORAÇÃO ERA INFIÉL, POIS AMAVA DIODORO (SEU GRANDE AMIGO DESDE A INFÂNCIA).SEU ROSTO CHEIO POSSUÍA COVINHAS E TINHA UM NARIZ FINO DOS GREGOS. TORNOU-SE AMIGA E CONFIDENTE DE AURÉLIA, PELA QUAL NUTRIA UMA GRANDE AMIZADE, RESPEITO E DEVOÇÃO.



LUCAS, O MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS.
O MÉDICO AMADO

LUCAS ERA GREGO, FILHO DE ESCRAVOS LIBERTOS (ENÉIAS E IRIS). LUCAS MORAVA NUMA PEQUENA CASA CHEIA DE JARDINS E PALMEIRAS, ONDE ALGINS MÓVEIS TINHAM SIDO DOADOS POR PRISCO EANTONIA (PAIS DO NOBRE TRIBUNO DIODORO CIRINO).

LUCAS INTRIGAVA-SE COM SEU PAI, GUARDA LIVROS E ARQUIVISTA DE CONFIANÇA DE DIODORO. FASCINAVA-O VER SEU PAI FAZER REVERÊNCIA A UM “DEUS DESCONHECIDO”, ATRAVÉS DA LIBAÇÃO, ONDE DERRAMA-SE UM POUCO DO VINHO TOMADO, UMA ESPÉCIE DE OFERENDA QUE OS ROMANOS FAZIAM AOS DEUSES QUE ACREDITAVAM.

MENINO LOURO, LINDO E DE OLHOS AZUIS, DE IGUAL BELEZA DE...
tracking img