A vida de david gale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A vida de David Gale
“Muitas vezes, tomamos conhecimento de movimentos nacionais e internacionais de luta contra a fome. Ficamos sabendo que, em outros países e no nosso, milhares de pessoas, sobretudo crianças e velhos, morrem de penúria e inanição. Sentimos Piedade. Sentimos indignação diante de tamanha injustiça (especialmente dos que não têm fome e vivem na abundância). Sentimosresponsabilidade. Movidos pela solidariedade, participamos de campanhas contra a fome. Nossos sentimentos e nossas ações exprimem o nosso senso moral.” (CHAUÍ, 2000, p. 334)
“Não raras vezes somos tomados pelo horror diante da violência: chacina de seres humanos e animais, linchamentos, assassinatos brutais, estupros, genocídio, torturas e suplícios. Com freqüência, ficamos indignados ao saberque um inocente foi injustamente acusado e condenado, enquanto o verdadeiro culpado permanece impune. Sentimos cólera diante do cinismo dos mentirosos, dos que usam outras pessoas como instrumento para seus interesses e para conseguir vantagens às custas da boa fé de outros. Todos esses sentimentos também manifestam nosso senso moral.” (CHAUÍ, 2000, p. 334)
No filme, David Gale e Constance lutampelo fim das execuções, o fim da pena de morte. O sentimento de Constance é muito forte, a indignação por cada vida perdida, por cada inocente que morre deixando sua família, faz com que, movida pela solidariedade ela seja junto com Gale a líder de movimentos contra pena de morte no Texas.
Nosso trabalho foi analisar no filme os conceitos aprendidos em sala de aula e aplicá-los em cenas do filme.1 CONSCIÊNCIA MORAL, SENSO MORAL E JUÍZO ÉTICO DE VALOR NORMATIVO
Senso moral – “Quantas vezes, levados por algum impulso incontrolável, ou por alguma emoção forte (medo, orgulho, ambição, vaidade, covardia), fazemos alguma coisa de que, depois, sentimos vergonha, remorso, culpa. Gostaríamos de voltar atrás no tempo e agir de modo diferente. Esses sentimentos também exprimem nosso sensomoral.” (CHAUÍ, 2000, p. 334)
Gale não estava em uma boa fase de seu casamento, sua mulher estava o traindo e já não era mais segredo. Ele foi para uma festa na faculdade, bebeu muito e na hora que foi ao banheiro uma aluna o seguiu, entrou no banheiro, trancou a porta e seduziu Gale, ele não resistiu à tentação, mas, no dia seguinte, ele se arrependeu só que já não tinha mais como voltar atrás.Consciência moral – “... Nossas dúvidas quanto à decisão a tomar não manifestam nosso senso moral, mas também põe a prova nossa consciência moral, pois exigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as conseqüências delas, porque somos responsáveis por nossas opções.” (CHAUÍ, 2000, p. 335)
No final do filme émostrado que Gale e Constance tinham planejado todo acontecido com o propósito de mostrar que morrem pessoas inocentes e por isso a pena de morte deve acabar. Eles decidiram o que fazer da vida deles e por fim mostraram a razão daquela escolha, pois eles assumiram as conseqüências e foram responsáveis pelo acontecido, as suas mortes. (Cena em que a jornalista assiste ao vídeo em que Gale aparece nofinal)

Juízo ético de valor normativo – “... Os juízos éticos normativos nos dizem que sentimentos, intenções, atos e comportamentos devemos ter ou fazer para alcançarmos o bem e a felicidade... Enunciam também que atos, sentimentos, intenções e comportamentos são condenáveis ou incorretos do ponto de vista moral.” (CHAUÍ, 2000, p. 336)
Na maior parte do filme existe este juízo ético de valornormativo, já que há uma luta constante de Constance, principalmente, contra a pena de morte, seus sentimentos de horror a morte e indignação com as injustiça, fizeram com que ela tentasse até o fim acabar com as execuções e sua última tentativa foi se matar e fazer com que Gale, ciente do que ia acontecer, ficasse como culpado e só depois da sua morte seria revelado que ele era inocente. Toda...
tracking img