Brinquedoteca no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINQUEDOTECA NO CONTEXTO ESCOLAR

Alissandra Sueli Madureira¹
Professor orientador: Enilde Aparecida Bernardi Martins²

RESUMO: Este artigo procura apontar a importância da brinquedoteca na escola como espaço lúdico que proporciona diversos benefícios no ensino na aprendizagem, assim como o conhecimento da criança como um todo. Assim o espaço contribui e muito para o desenvolvimentoinfantil. O presente estudo apresenta o conceito de brincar, a importância do jogo de acordo a vários pesquisadores, o surgimento da brinquedoteca em vários países e principalmente no Brasil, o conceito de brinquedoteca, como é o espaço da brinquedoteca, os diferentes tipos de brinquedoteca, o brincar e o desenvolvimento infantil, o uso de jogos na aprendizagem, a contextualização da brinquedoteca naescola e o que é educador brinquedista.

1 INTRODUÇÃO

Os jogos e brincadeiras são de suma importância no desenvolvimento infantil, onde acontece o desenvolvimento emocional, intelectual, físico e social. Segundo afirma VYGOTSKY (1991), em relação ao brinquedo, o comportamento da criança não é apenas simbólico, mas ela reproduz suas experiências e seus desejos. KISHIMOTO (1997) afirma que “obrinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade.”
As atividades desenvolvidas na escola e recursos didáticos utilizados pelo professor devem ir além da sala de aula e propiciar a valorização do educar.
Este trabalho visa refletir o uso da brinquedoteca na escola, como atividade complementar no processo ensino e de aprendizagem, tendo em vista odesenvolvimento emocional, cognitivo e motor.
A criança que brinca pode transpor ao mundo dos adultos, pela via da experimentação e do que esta propicia na representação do mundo. O espaço da instituição nesse sentido dever ser um espaço de vida e interação, aos materiais oferecidos onde auxiliam na construção da aprendizagem.[1]

2 UM POUCO DE HISTÓRIA

Na Idade Moderna, comos reformadores católicos e protestantes, houve a necessidade em se definir quais jogos seriam educativos. Na Idade Média, alguns jogos eram reprovados e proibidos em função da austeridade, da ordem moral ( os jogos de azar, o jogo de salão, as danças familiares, as danças dos clérigos, etc ). Os jogos eram considerados não sérios e perigosos. Com a formação dos colégios jesuítas passa a existira permissão de alguns jogos dentro das escolas, desde que fossem regimentados, controlados, e assim foram oficializados como jogos educativos. A dança adaptava os movimentos, gerava postura e elegância, os jogos de salão geravam a prática de exercícios físicos e a saúde, além de mais tarde ligarem-se ao treino militar.
No renascimento, impulsionava-se que os princípios de moral, ética econteúdos de história e geografia fossem divulgados através de forma lúdica. A brincadeira passa a ser vista como conduta livre que favorece o desenvolvimento da inteligência e facilita o estudo. Para Rabelais, o jogo é instrumento do ensino de matemática e outros conteúdos, para gerar conversas, ilustrar valores e práticas do passado. Montaigne também divulgava o caráter educativo do jogo, erainstrumento do desenvolvimento da linguagem e do imaginário, privilegia jogos que valorizava uma escrita.
Quando se pensa em brinquedo educativo, está implícita a ideia de que alguns jogos e brincadeiras relacionam-se com o aprendizado, outros são construídos com a finalidade expressa de favorecer conteúdos escolares, outros são fontes de lazer e recreação.
A brincadeira era então vistacomo recreação ou fuga, como também a própria ideia de infância não permitia a aceitação de um comportamento infantil, espontâneo, que pudesse significar algum valor.
No renascimento, vive-se o jogo como meio de expressão das qualidades espontâneas ou naturais da criança. Trata-se de uma concepção que sublima a espontaneidade do brincar e do jogo, mantendo-se à margem da atividade educativa....
tracking img