A viabilidade da “desterceirização” (outsourcing reverse): um estudo de caso sobre reciclagem de componentes poluentes (baterias automotivas)

4410 palavras 18 páginas
A VIABILIDADE DA “DESTERCEIRIZAÇÃO” (OUTSOURCING REVERSE): UM ESTUDO DE CASO SOBRE RECICLAGEM DE COMPONENTES POLUENTES (BATERIAS AUTOMOTIVAS)

Contato: ELVIS ANTONIO BIM – Elvis@bim.cnt.br

Autores

AUREO SILVA CASTRO
Pós Graduado em Contabilidade e Controladoria
Rua Serra da Esperança, 538 – Londrina – Paraná – Brasil – CEP 86065-090 – Telefone - 55-43-3338-1057
Áureo.castro@gnbbaterias.com.br

ELVIS ANTONIO BIM
Professor Assistente – Universidade Estadual de Londrina
Rua Paranaguá, 539 – Apto 704 – Centro – Londrina – Paraná – Brasil- CEP 86020-030 – Telefone - 55-43-3322-1504 elvis@bim.cnt.br. A VIABILIDADE DA “DESTERCEIRIZAÇÃO” (OUTSOURCING REVERSE): UM ESTUDO DE CASO SOBRE RECICLAGEM DE COMPONENTES POLUENTES (BATERIAS AUTOMOTIVAS)

Tipo: Apresentação

Autores

AUREO SILVA CASTRO ELVIS ANTONIO BIM
Investigador Investigador UEL – Universidade Estadual de Londrina
(Brasil) (Brasil)

VANDER BARBIERI MOSCARDINI
Investigador
(Brasil)

RESUMO

Passado o primeiro impulso mundial à terceirização, muitas empresas – entre elas a indústria de baterias automotivas, se depararam com resultados nulos, ou mesmo negativos, frente a adesão a esta estratégia, que a princípio alardeava tantas vantagens. As empresas iniciaram processos de avaliação da terceirização, pois no primeiro momento o que parecia vantajoso tornou-se um custo adicional para elas. Como alternativa para reverter o quadro negativo e gerar lucratividade, um levantamento da viabilidade da “desterceirização” do setor de reciclagem de baterias da empresa mostrou, através de análises comparativas de questões tributárias, ambientais e financeiras, que a criação de uma filial para incorporar este ramo de atividade seria uma estratégia muito mais vantajosa no contexto atual.

1 - INTRODUÇÃO
O universo empresarial é um complexo formado por inúmeras variáveis, algumas delas de possível previsão e planejamento, outras,

Relacionados

  • CUSTOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
    9429 palavras | 38 páginas