A verdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 3 A VERDADE


UNIDADE 3 A VERDADE

Capitulo1 IGNORÂNCIA E A VERDADE

A verdade: É um valor.
A ignorância: é a incerteza, insegurança e dificuldade para a busca da verdade.

A filosofia:

Segundo Kant, a filosofia não era um conjunto de ideias e de sistemas, mas sim de decisões ou a deliberaçãoorientadas por um valor, a verdade, o desejo do verdadeiro é o que move a filosofia. O sentido da verdade é o contrario da falsidade, pois seu valor é um dogma para sua essência.

1. Ignorância:

O que é ignorância: É a arte de ignorar, pois não sabemos que sentimos, são as crenças de vidas que passamos a acreditar que se assim acharmos que sabemos tudo, e isso já basta.

Oque é incerteza: São as falhas no que acreditamos quando e referencia para o pensar e agir, se torna ineficaz, com o que vem a ser as incertezas e as perplexidades nos toma de insegurança.

O que é insegurança: É a falta de confiança naquilo que se acredita, é o espanto da perplexidade quando se sai do estado de encantamento para o de ignorância, quando isso acontece é chamado de “ A BUSCA DAVERDADE”.

2. O desejo da verdade:

Nada mais é que uma folga da realidade, onde está mais aficionado na imaginação de uma criança pois ela foge da realidade buscando criar sua própria realidade, pois mesmo sendo criança está sempre atento ao que é verdade ou mentira, e como isso podendo desencadear uma percepção de mundo distorcida, em contraste com a realidade.Por isso as criançassão muito sensíveis pois ficam magoada facilmente ao se depararem com a realidade de que seu maravilhoso mundo imaginário não existe, e com isso pode ate causar um dolo emocional na criança e fazendo com ela possa ou não acreditar no adulto, na busca da verdade.
Nessa busca da verdade a criança não se decepciona pois sabe que seus heróis imaginários são seus, e só eles quem tem o poder deidolatrarem ou não seu mundo imaginário.Por isso que “a busca da verdade” é uma coisa muito complexa pois anda ligada sempre a uma decepção, desilusão, duvida, insegurança, e uma falsa admiração de algo novo e insólito.

3. - Dificuldades da busca da verdade:

São varias as dificuldades na busca da verdade pois essa busca é paradoxal pois nos confrontamos com um turbilhão de informações dejornais, televisão e redes eletrônicas, pois todas trazem pra se sua verdade ou realidade fazendo assim a confusão de informação e o choque de realidade , pois as pessoas acreditam nesses meios de comunicação mais ainda há duvidadas é a incertezas, há ignorância para se sentirem seguras o bastante para acreditar no que se acha certo.
Outra coisa que atrapalha essa busca da verdade é a propaganda,pois nelas mostram uma realidade aonde só tem se fizer o que nessa propaganda se mostra, aonde meche com a imaginação voltando as atenções para seu produto anunciado, mostrando um mundo imaginário produzindo um faz de conta.
Com isso o que vem atrapalhando também e a política com suas mentiras, falcatruas e desordens fazendo com que o povo indague e exija explicações do que esta sendo fazendocom essa tal democracia.
Mas na verdade a busca da verdade vem da duvida e da incerteza, racismo, ideias, crenças e a capacidade de pensar e agir livremente, assim dividindo essa busca em dois momentos:

1 Decepção, incertezas e inseguranças aonde saímos em busca de certezas.

2Deliberação e decisões de aceitar as certezas e crenças estabelecidas, que é “A BUSCA DA VERDADE” naatitude filosófica.

4. Busca da verdade filosófica:

Podemos dividir essa busca da verdade filosófica em duas partes:
1Quando Sócrates sai por Atenas a procura dessa verdade filosófica.
2É quando Descarte indaga com si mesmo aquilo que ele sabe.
Descarte balança tudo o que sabe e foi ensinado pelo convívio com outras pessoas experiências eram duvidosas e incertas, o que era certo e digno...
tracking img