Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este artigo trata do tema Projeto Arquitetônico, tem como objetivo relatar procedimentos de uma pesquisa-ação sobre uma obra arquitetônica. Para tanto, o artigoencontra-se organizado em dois momentos. No primeiro, apresentam-se as utilizações do edifício. No segundo momento, apresenta-se a arquitetura. Aborda o conceito do projeto arquitetônico, demonstrando ascaracterísticas comuns referentes ao edifício: formato, aparência... Buscando o reconhecimento e entendimento de cada item, como também a questão ambiental e de acessibilidade.

DESENVOLVIMENTO

*Utilização do Edifício

O edifício é um prédio público que foi construído para funcionar como Fórum Municipal de Banabuiú. Fica localizado em frente ao prédio da Prefeitura e ao lado daDelegacia. Serve para atender a população da cidade e todas as regiões vizinhas. O mesmo encontra-se dividido em quatro salas para advogados, recepção, um plenário e dois quartos.

* ArquiteturaO edifício foi construído na década de 80, no inicio da cidade, tendo um aspecto de arquitetura Grega, Podemos identificar uma ordem dórica no mesmo, que é a definição de um edifício baixoe de caráter. O Frontão, Triglífo onde se encontra o símbolo do Direito dentro do mapa do Ceará, logo abaixo o nome do Fórum: “Escritora Rachel de Queiroz”. No Capitel apresentam-se Ábaco e Equino,aspectos de construção grega, ainda com um ótimo acabamento. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo “ordens”. A coluna é o elemento que melhor define as característicasde cada ordem, que está ligado a um sistema de proporções que harmoniza as partes do edifício em relação ao todo. As colunas (fuste) quadradas com desenhos. Uma base elevada, que tem a função denivelar o terreno. O material de construção do edifício foram tijolos, pedras e cimento.
Em frente ao edifício encontra-se o estacionamento e uma escadaria (estilóbato) aproveitando as...
tracking img