Resumo sobre o filme “ lixo extraordinário”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo sobre o filme “ Lixo extraordinário”
Aluno: Leonam de Souza Araujo
Universidade Estácio de Sá
Campus: Centro 1 Turma:7002


O filme lixo extraordinário é um documentário sobre a vidados catadores que participam em um projeto artístico no Jardim Gramacho do artista plástico Vik Muniz. O cenário é um dos maiores aterros sanitários do mundo: o jardim Gramacho, na periferia do Rio deJaneiro.
O filme apresenta a dura realidade brasileira em relação aos resíduos produzidos pela população, mostrando pessoas que ganham a vida remexendo nos resíduos em busca de plásticos, metais eoutros materiais que possam vender a empresas de reciclagem.
Ao invés de atores, como em filmes tradicionais, todos são tratados como atores sociais: continuam a levar a vida miserável como fariam sema presença da câmera. Porém esse é ponto da ruptura na naturalidade das cenas, todos são vitimas da pobreza, falta de estudo e oportunidade, porém são fundamentais na luta contra a mudança consumistacomo também na reciclagem e na sustentabilidade. Mesmo no meio dessa pobreza e vida sub-humana, alguns catadores parecem estar contentes com a situação no aterro como se a necessidade de suas vidasnão importasse.
Mas na verdade não é apenas a arte que deveria mudar a vida daquelas pessoas, mas o Estado também deveria agir através do bem estar social de cada pessoa que lá vive, que merecem umavida, um lar. Essas pessoas são excluídas da sociedade, por mostrarem um ar de pessoas marginais que elas passam, de acordo com o documentário observamos um resultado que a arte está fazendo na vidadelas, uma transformação culturalmente que vem trazendo ela aos poucos a sociedade e assim sendo aceitas. Os catadores do Jardim Gramacho não são apenas objetos para belas fotografias artísticas no meioda sujeira, mas passam também a serem autores das obras ao darem o ar necessário na obra do artista plástico, com material retirado do lixo. É visível a satisfação nas pessoas humildes ao verem o...
tracking img