A velha ordem mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os novos pactos de proteção que vão sendo firmados, ou confirmados dão, ao observador afastado das mesas de decisões, a forte impressão de que tudo mudou para ficar exatamente igual ao que já era antes.
A rede de MPPs indica a permanências das duas grandes famílias globais, com 30 dos 66 epaíses atuais integrados a uma ou outra delas, se não formalmente, de fato.

A EDEN permanece unida emtorno de Polônia, Espanha, Romênia, Grécia, Bulgária, Croácia e China. Acompanhada dos menos impactantes Itália, Finlândia, Suécia, Bósnia-Herzegóvina, Letônia, Canadá, Austrália e do Toveado Peru.

Na ”finada” PHOENIX, permanecem os laços entre Sérvia, Rússia, Turquia, Indonésia, Brasil e Hungria, com a nova Macedônia, e membros médios e menores, como Argentina, Reino Unido, França, Eslovênia,Alemanha, Portugal, Paquistão e Irã.

ALIANÇAS SIM, MAS EM OUTROS TERMOS MUITO DIFERENTES
Não se pode negar que essas alianças estão frouxas e esgarçadas e mesmo sem comando centralizado, no caso da PHOENIX. As guerras estão frias, ou mornas, no máximo.
Mas os tratados permanecem e se renovam. O tempo médio para o vencimento dos acordos entre os países da PHOENIX (PHX), por exemplo é de 18 dias,e dos países da EDEN, de 17,6 dias. Essa movimentação aponta para a continuidade das antigas alianças, não para sua dissolução.
Por exemplo, o Brasil renovou a MPP com a República da Macedônia, a “pequena notável” do eMundo. A aprovação da MPP com o Reino Unido também confirmaria essa tendência.

OU SERIAM, REALMENTE, OUTRAS ALIANÇAS
Entretanto, o pedido de desculpas do Ministro da Defesa eCongressista Jazar (louve-se aqui o reconhecimento público do erro) trouxe, acidentalmente, embutida a suspeita de que esses dois pactos (Reino Unido e Macedônia), não signifiquem a reconstituição da PHX, mas que estariam incluídos no pacote da PANAM (na falta de um nome melhor). Ou seja, a desmontagem da PHX estaria sendo feita aos poucos, com a inclusão de vários seus antigos membros na PANAM(rápido arranjem um nome para ela!! Que tal BRUSA, por enquanto?).

Reafirmando o que disse no artigo anterior, as únicas peças fora do lugar são Hungria, que se aproxima da EDEN, mas, com sua densidade, desloca Polônia e Espanha da órbita EDEN, e o Brasil, que tenta afastar os EUA da família EDEN.

HIGH5 (ou 4?)
O grande passo, ou descompasso, foi dado pela Hungria, que depois de atitudes poucocondizentes com o espírito da aliança, firmou MPPs com Polônia e Espanha. 
Flagrante da Hungria a caminho do High5

Essa associação criou o grande fantasma do High5, que, na verdade são 4.
Por que não são 5 grandes países, Polônia, Hungria, Espanha, Sérvia e Romênia?
Porque Sérvia e Romênia não irão compor uma mesma aliança, e temo (já explico o pôr que do “temo”) que o mesmo valha paraHungria e Romênia.
O High5 seria composto por Polônia, Hungria, Espanha, entrando ou Romênia ou Sérvia, e eu acredito que a Sérvia entra com mais facilidade que a Romênia, ou seja, perdemos um forte aliado da Família PHX.

Nesse caso, a Romênia segue como aliada da Polônia e da Espanha (e de quase todo o resto da EDEN), mas nem o High5 vai se comprometer a não se envolver em guerras desta com Hungriae Sérvia (nesse ponto não sei o que a regra dos mpps diz, se é possível isso, em todo caso, teremos inimigos de um mesmo lado, com muita tensão e atritos, provavelmente vai haver um racha).
Claro, no papel de “já que só tem você, vai você mesmo” para compor ao High5 teremos, possivelmente a Bulgária (ou a Grécia) que, apesar da expansão de suas populações não são exatamente “high”.
Como é umaaliança pequena em número de participantes, é de mais fácil construção, resta saber como a “ala romena” da Famíla Eden irá se comportar.
Além disso, há indícios de que a Espanha não está contente com essa articulação, de maneira semelhante ao Brasil, parte da população se sente usada pelas potências do leste europeu, que não a apoiariam suficientemente em seus planos de um Império Colonial na...
tracking img