Compreendendo a funcionalidade da palavra politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPREENDENDO A FUNCIONALIDADE DA PALAVRA POLITICA


RICARDO DAVIS DUARTE[1]




RESUMO: Este artigo discute o significado da palavra política, indicando o seio de seu surgimento, a cidade, diante da necessidade humana em ser organizado em seu modo de vida social. Ele trata também, da forma organizacional deste homem às práticas políticas, tal, que renova com sobriedade e solidificaçãoas formas existentes de organização social e política. Finalmente, o artigo também faz uma discussão da ação da palavra politica sobre o indivíduo, já que a política de forma dura e, por vezes severa, está ligada a ideia de poder, querer e ação. Toda a discussão tem por objetivo compreender a significância da palavra política em sua ação e poder, na aplicação de vida do indivíduo em sociedade.PALAVRAS CHAVE: Palavra, Política, Indivíduo, Sociedade.


ABSTRACT: This paper discusses the meaning of the word politics, indicating the bosom of its appearance, the city, before the human need to be organized in the way of social life. He is also the organizational form of the man to political practices, such renewing soberly and solidifying existing forms of social and politicalorganization. Finally, the article also makes a discussion of the word political action on the individual, since the policy so hard and sometimes severe, is on the idea of power, will and action. All discussion aims to understand the significance of the word in its political action and power, the application of life of the individual in society.
KEYWORDS: Keyword, policy, Individual, Society


1. ENTENDOO SIGNIFICADO DA PALAVRA POLÍTICA.

O ser humano por necessidade procura sua organização. Viver em grupo requer distribuição de tarefas, de responsabilidades e, exige pessoas a que lhe coordene e lhe comande, exige um líder que lhe conduza de forma organizada. O líder não é apenas um elemento a mais no sistema de trabalho do grupo, ele é aquele que tem a tarefa de conduzir esse grupo econduzi-lo com qualidade. O líder tem o poder de influenciar e conduzir o outro para o caminho que desejar e isso não vêm a ser um problema, desde que ele saiba o que esta fazendo, desde que ele conheça os meios certos para fazê-lo. Lemos em Filosofia, de Antônio Joaquim Severino, (SEVERINO, 2007, pág. 163).

... os ancestrais da espécie humana deixaram de viver isolado ou embandos, passando a viver em sociedade, em decorrência das necessidades e exigências surgidas de sua forma de provimento dos elementos naturais para a manutenção de sua existência. Na realidade as divisões das tarefas produtivas acarretaram uma forma de organização da sociedade. Fala-se em sociedade para designar exatamente um grupo organizado...

Em certos casos pela história da humanidade,tais organizações deixaram o mito ser a força dominadora e indicadora ao destino da sociedade a que pertencia. O povo grego não ficou de fora desta ordem. A simplicidade de um povo pode inibir a sua racionalidade de um modo geral. Foram estas as razões que por tanto tempo, atrelaram ao estado de vida do povo grego, em suas vontades e ações, a influencia do Mito, de onde buscaram respostas acerca domundo e da natureza, encontrando nas formas mitológicas essas respostas, para fazerem do governo humano uma extensão da vontade dos deuses. Trataremos melhor a questão do Mito em um outro ponto, neste discorremos a ideia de que política é arte de governar.
Notem que, do século VI ao V, o povo grego sofreu mudanças que variam das suas conquistas territoriais as transformações culturais epolíticas. De acordo com Oliver Nay, (NAY, 2007, pág. 16), podemos dizer que as estruturas políticas e sociais da antiga Grécia, andam lado a lado, por qual provocou uma outra mudança profunda no homem, em sua regra moral e seu poder intelectual, já que a evolução exprimiu-se a partir do século VI com a conduta do governo político e sua organização, como lemos: “na conduta do governo político e na...
tracking img