A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE GENÉTICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM

2768 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO
O ensino de genética deve proporcionar aos alunos o desenvolvimento da competência para que possibilite aos discentes conhecimentos adquiridos no cotidiano e entenda os princípios básicos que norteiam a hereditariedade para que saibam como são transmitidas as características, compreendendo melhor a biodiversidade, assuntos esses abordados no ensino de biologia.
De acordo com os PCNEM (Parâmetros curriculares para o ensino médio), o ensino de biologia é desafiador para os educadores, pois os meios de comunicação como televisão, jornais, revistas e internet constantemente divulgam temas relacionados aos temas científicos, sendo que o papel do professor é possibilitar que o aluno relacione estes conhecimentos com os conceitos biológicos básicos.
[…] o ensino da Biologia deve servir como “meio para ampliar a compreensão sobre a realidade, recurso graças ao qual os fenômenos biológicos podem ser percebidos e interpretados, instrumento para orientar decisões e intervenções”. (PCN+, p. 36)
No entanto, o ensino de genética vem enfrentando algumas dificuldades, dentre elas estão: despertar o interesse do aluno fazê-lo entender processos que envolvem conceitos abstratos e descobrir formas de ajudar o aluno a perceber a relação que existe entre os conhecimentos científicos e o cotidiano.
O uso de modelos e o desenvolvimento de atividades lúdicas podem auxiliar o professor a despertar o interesse dos alunos pela matéria de genética, ao tornar a visualização mais fácil, de modo que os alunos possam interagir com o material, diferentemente do que ocorre quando lhes são apresentadas figuras prontas, também faz com que a aula seja mais prazerosa, motivando os alunos a participarem e se envolverem no processo. É importante também utilizar questões problemas, que levem os alunos a buscar as soluções, construindo seu conhecimento com a mediação do professor. (Agamme, 2010).
As atividades lúdicas são importantes meios para a socialização do conhecimento em ciências e

Relacionados