A ulyima parada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL







QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL








DALMACIA DA SILVA SENA
GENOLINA DIAS DOS SANTOS
JACKELINE PEGO DA SILVA
SONIA ELENA DA SILVA TELES
IALY DE CARVALHO LISBOA
EVERSON DA SILVA AQUINO











Januária
2011QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL








DALMACIA DA SILVA SENA
GENOLINA DIAS DOS SANTOS
JACKELINE PEGO DA SILVA
SONIA ELENA DA SILVA TELES
IALY DE CARVALHO LISBOA
EVERSON DA SILVA AQUINO









Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para todas as disciplinas.Prof. Giane Albiazzetti, Sergio de Goes Barboza,
Paulo Sérgio Aragão, Daniela Sikorski




INTRODUÇÃO:
Ao analisarmos o que é sociedade e o efeito que ela possui sobre nós podemos dizer que não há um critério claro e comum para definir os resultados que ela exercesobre cada um de nós. A partir da percepção do meio social, o indivíduo vai se organizando, em informações, experiências, enfim relacionando-os com afetos positivos ou negativos, desenvolvendo uma predisposição para agir favoravelmente ou desfavoravelmente em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social. Por isso é possível dizer que nós não tomamos atitudes e sim desenvolvemosatitudes.
O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.
Nos dias de hoje, o“problema” se tornou ainda mais sério, com o espaço geográfico cada vez mais reduzido, muitas famílias buscam construir suas moradias em locais mais próximos a cidade perto do centro onde tudo acontece, talvez numa tentativa de se integrar de uma vez por todas na sociedade, visando direitos e oportunidades iguais. Infelizmente, muitas famílias constroem suas moradias nas chamadas áreas de risco condenadas pelaDefesa Civil do Estado, onde o risco de deslizamento de terra é muito grande devido a inclinação do terreno e o desmatamento gerado pela necessidade de abrir uma clareira na mata que cerca a cidade.
Vários fatores exercem grandes poderes sobre o indivíduo como a violência que está presente quando as condições de vida social são pouco propícias ao seu desenvolvimento, o despreparodas mãos de quem nos governa para criar meio de fortalecer esse resgate social, uma família desestruturada financeira e psicologicamente traz um clima social que deteriora os valores básicos e agregadores de coletividade, justiça e dignidade. A história de, um garoto que adorava cantar rap, beijar, admirar o Cristo Redentor e tinha o sonho de conhecer Copacabana.
Depois de ver a mãeser assassinada, o adolescente vai morar na casa da tia, de onde acaba fugindo e virando menor de rua. A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliadaas injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.
Os problemas sociais assim como a pobreza têm sofrido um aumento significativo decorrente de vários fatores, no entanto, o principal deles é o crescente processo de globalização ao qual o mundo vem atravessando recentemente. As questões relacionadas às desigualdades sociais e seus...
tracking img