Nonmarket

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1° Semestre - SI

Introdução á ADM

THIAGO ALATI YOSHIOKA

1. Cuidado com o “nonmarket”.


1) Nonmarket é o termo que aborda todas as questões de caráter social, político que serelacionam com as organizações privadas.


2) Nonmarket afeta o cotidiano e os resultados das empresas.


3) Empresas que enxergam o nonmarket percebem o impacto que podem causar.4) Estratégias do nonmarket.


5) Ambiente Não Mercado.


NonMarket é o termo que os pesquisadores David Bach e David Bruce Allen cunharam para todas as questões de caráter Social,Político e Ambiental que se relacionam com as organizações privadas. Ou seja, o que muitos acreditam ser um universo à parte é, na verdade, uma rede complexa de ramificações que afetam o cotidiano e osresultados das empresas.
É interessante refletir sobre isso. As empresas que conseguem enxergar um pouco mais adiante já perceberam que elas podem causar impacto além das tradicionais fronteiras“Acionista-Fornecedor-Cliente”. Diante deste fato busca-se, inicialmente, entender como elas estão inseridas dentro das comunidades e qual é a função que a sociedade espera que elas desempenhem. Diantedisso é preciso traçar as estratégias pertinentes para que a organização possa, de fato, contribuir com o seu ambiente.
Empresas líderes de mercado estão optando deliberadamente pela gestão além domercado, empregando estratégias nonmarket desenhadas para criar oportunidades de negócio em seu ambiente social e político. Seu investimento em estratégia não mercadológica é impulsionado por quatrofatores, todos eles ligados à globalização:


1. Múltiplas audiências. Muitas empresas compram e vendem para países de todo o mundo e devem, portanto, se movimentar simultaneamente em muitosambientes não mercado distintos, que em geral se caracterizam por valores sociais e políticos conflitantes. Um bom exemplo é o Yahoo, que passou ao governo chinês arquivos de e-mail de um dissidente...
tracking img