A tragetoria do serviço social no brail

1277 palavras 6 páginas
Sumário 1. Introdução.................................................................................................. 04 2. Desenvolvimento........................................................................................ 05 2.1 Serviço Social no Brasil............................................................................ 06 3. Conclusão................................................................................................... 08 4. Referências................................................................................................. 09

1 INTRODUÇÃO
RAICHELIS, Raquel. Legitimidade Popular e Poder Público. São Paulo.
Cortez. 1988

Raquel Raichelis possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP (1971), mestrado em Serviço Social pela PUCSP (1986) e doutorado em Serviço Social pela PUCSP (1997).

Neste capítulo, a autora busca analisar a Trajetória do Serviço Social no Brasil que se confunde em parte com a lutas sociais do início do século XlX, com a intensa industrialização dos grandes centros urbanos, os movimentos feministas com o apoio da igreja católica se intensificaram e alcançou outros segmentos da população com vulnerabilidade social.
No entanto, a história da profissão do assistente social, engloba-se da necessidade da sociedade capitalista em resolver suas precisões. Pode-se fazer uma analogia sobre o capitalismo e o serviço social e o seu ator o assistente social, indicando o pensamento de Karl Marx sobre a questão do trabalho, a alienação dos meios de produção, da mão de obra operária e o seu significado para o sistema capitalista. Iamamoto (2005) cita a questão social como um fundamento que se insere no cenário político e desmistifica a relação do serviço social com a caridade. Esse rompimento racional da religião com a mão de obra trouxe a necessidade de profissionais especializados.
De acordo com Iamamoto e Carvalho (2005) o processo de

Relacionados