A TEORIA HIPODERMICA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria da “agulha hipodérmica” surgiu no período entre guerras, nas décadas de 1920 e 1930 e ainda sob o impacto da propaganda política desencadeada intensivamente na primeira guerra mundial. O impacto da propaganda de guerra seria uma imensa e assustadora capacidade de intervenção dos meios- estabelecendo a analogia com a seringa de injeção (a capacidade de inserir conteúdos no organismo).Trata-se de uma teoria bastante simples, baseada na psicologia dos instintos, segundo a qual o comportamento humano é herdado (está inscrito) nos mecanismos biológicos do homem e, portanto, tem uma natureza não radical. Se a questão dos comportamentos e a reações humanas é definida pela estrutura biológica dos homens, isto significa que estes agem instintivamente e assim, de maneira mais ou menosuniforme (seria um comportamento da espécie). Essa visão fundamenta os dois pressupostos articulados pela teoria da agulha hipodérmica: a onipotência dos meios, a vulnerabilidade das pessoas. O comportamento dos indivíduos frente aos meios se configura dentro do esquema simples e mecânico do estimulo/resposta: os meios estimulam, os indivíduos reagem de forma semelhante, mecanicamente.
Essa teoriabaseada na observação e no impacto da situação pós-guerra, não resistiu aos investimentos científicos que se seguiram. Ao longo da década de 1940, várias pesquisas foram empreendidas, dando conta que o alcance dos meios enfrenta uma série de limites, e as reações dos indivíduos são atravessadas por variáveis tanto de uma ordem psicológica quanto social.    
  É uma abordagem global dos "massmedia", não levando em conta a diversidade e especificidade das mídias e seus diferentes impactos na percepção e nas formas de cognição humanas.
 Teoria da propaganda e sobre a propaganda.
 Enfoques da teoria: Tipo de organização social e estrutura psicológica dos indivíduos
 Preocupação central: que efeitos tem os "mass media" numa sociedade de massas?


A TEORIA HIPODERMICA
A Teoria Hipodérmica é ummodelo de Teoria da Comunicação e está alocada na subdivisão da comunicação denominada comunicação de massa. Ela opera da seguinte forma: supõe-se que uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta da mesma maneira todos os indivíduos.
Os conceitos da Teoria Hipodérmica foram elaborados pela escola norte-americana na década de 1930 e os objetivos do desenvolvimento deste modelogiravam em torno da busca por uma maneira de compreender as influências da comunicação no comportamento da população, para, a partir disto, ser possível pensar estratégias para exercer influência comportamental sobre as pessoas.
Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta,sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é ressaltada nesta teoria, que analisa a mídia com embasamento no Behaviorismo, conjunto das teorias psicológicas que definem o comportamento como principal objeto de estudo psicológico.
A Teoria Hipodérmica, contudo, é vistacomo limitada por ter um embasamento extremamente simples, considerando a massa de indivíduos receptores dentro de uma perspectiva homogênea, eliminando a possibilidade de existência de qualquer particularidade social, política, religiosa ou histórica. Segundo a teoria em questão, todos os indivíduos são pensados como equivalentes e presume-se que estes recebam as mensagens da mesma forma.
Durante aSegunda Guerra Mundial, muitos cientistas foram contratados para estudar a melhor forma de uso dos meios de comunicação de massa, pois estes tiveram papel crucial no momento de dominar o pensamento  – a exemplo do rádio, usado por Hitler para discursar para multidões. A Teoria Hipodérmica está diretamente ligada a formas de dominação social, atreladas a interesses econômicos e/ou políticos, pois...
tracking img