A teoria de heckscher-ohlin ou o modelo neoclássico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um século após Ricardo ter estabelecido o princípio das vantagens comparativas, Eli Heckscher combinou os “preços dos agentes de produção” com o comércio internacional, seguindo a tradição daescola neoclássica5. Parece-nos justificada a inserção, aqui, de uma citação retirada do trabalho pioneiro de Heckscher: “Deve-se enfatizar aqui que o termo “fator de produção” não se refere simplesmenteàs amplas categorias de terra, capital e trabalho, mas às diferentes qualidades de cada uma destas. O número dos fatores de produção, portanto, é praticamente ilimitado”.
Neste sentido, a versãosimplificada da teoria neoclássica, que termina em modelos do tipo 2x2x2 (dois fatores, dois produtos e dois países) parece se constituir em um rompimento importante com a concepção original deHeckscher sobre os determinantes do comércio. Na verdade, as teorias neofatoriais sobre comércio internacional voltam a esta concepção original, como será mostrado abaixo.
Ao incorporar outros fatoresde produção (além da terra, trabalho e capital) em
sua análise, Heckscher ampliou o modelo ricardiano, no qual os preços relativos refletiam a produtividade relativa do trabalho. Contudo, é asuposição de uma igualdade internacional de tecnologia que gera as bases para as propostas principais do modelo neoclássico do comércio exterior (o modelo de Heckscher - Ohlin).
Em verdade, no seu artigo,Heckscher se preocupa principalmente com a
relação entre o comércio internacional e a distribuição de renda. A esse respeito ele discute a hipótese de eqüalização dos preços relativos dos fatoresde produção6. Tal hipótese foi desenvolvida, posteriormente, por Samuelson no final dos anos 40 e início dos anos 50 7. Além disso, o modelo de Heckscher foi reformulado por Ohlin em sua tese dedoutorado em 1924, que foi publicada em inglês poucos anos depois8.
Por isso, a análise neoclássica do comércio internacional tornou-se conhecida como a teoria de Heckscher-Ohlin ou a teoria de...
tracking img