A teoria das inteligencias multiplas

Páginas: 2 (487 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
Resenha Crítica do texto de Celso Antunes: 1. A TEORIA DAS INTELIGENCIAS MULTIPLAS E AS BRINQUEDOTECAS
Resenha critica do texto do Prof. Dr. Airton Negrine: 2. LUDICIDADE COMO CIENCIADesenvolvida a partir de 1990 nos Estados Unidos, a teoria das Inteligências Múltiplas, segue novos rumos devido alguns pontos que mudaram a maneira de se pensar e avaliar a educação, um deles é a certeza de quecada ser humano em potencial possui diferente potenciais biopsicológicos, segundo o autor, múltiplas inteligências ou competências são perfeitamente estimuláveis seguindo um plano sistematizado querespeite as faixas etárias, mostra ainda que os jogos são as ferramentas mais adequadas para que esses estímulos de desenvolvimento transforme o potencial humano.
Os jogos são a melhor maneira deuma criança se relacionar e se comunicar com outras crianças, ela irá aos poucos reconhecendo a sua existência e a dos outros. No estudo do jogo, da brincadeira ou do brinquedo cada educador tem aoportunidade de observar o comportamento da criança e suas características de sociabilidade, seus estímulos de concentração, de raciocínio lógico e curiosidade.
Considerando duas linhas de reflexão sobrea essência educativa das Brinquedotecas: A primeira diz respeito à ampla diversidade humana e a conseqüente importância de se alternar diferentes jogos para diferentes inteligências, pensando assim emvários tipos de brinquedos com finalidade lingüísticas, lógico-matematicas, visuo-espaciais, sonoras e etc.; A segunda linha voltada para a importância de se diferenciar brinquedos educativos ebrinquedos voltados para o lazer. Brincar é tão importante quanto aprender, mas suas finalidades são claramente divergentes.
Ao observarmos a historia da educação percebemos que a aprendizagem por meio dejogos e brincadeiras foi incentivada por vários teóricos. Sabemos que os jogos se iniciaram na Grécia antiga, entre os romanos era usado como uma forma de preparo físico para os soldados e para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da inteligências múltiplas
  • A teoria das inteligências múltiplas
  • Teoria da inteligencias múltiplas
  • Teoria das inteligencias multiplas
  • A Teoria das Inteligências Múltiplas
  • Teoria das inteligencias multiplas
  • TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
  • Teoria das inteligências múltiplas de gardner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!