A Teoria Da Desigualdade Em Marx E A Teoria Em Weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria da desigualdade em Marx e a teoria em weber
Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países quepraticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizaro mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual. 
Weber se ocupa da delimitação do campo de estudo especifico da Sociologia, uma conceituação esquemática do que ele entende porsociedade e do que torna possível a organização social. 
Weber era rigorosamente, um historicista, ou seja, está antes preocupado com o estudo de situações sociais concretas no que estas apresentam deúnica, de singular.
Ao definir o campo de investigação próprio da sociologia, através do conceito de ação social, Weber estabelece os critérios para o estudo.
Para Weber, a ação social:
“significa umaação que, quanto ao sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso”.


O método de estudo de Weber é “compreensivo”, diferente deDurkheim, que é “positivista”. Durkheim dizia que a explicação dos fatos sociais somente é possível através da sua observação como coisas; Para Weber a explicação causal das ações sociais reclama acompreensão dos seus significados subjetivamente atribuídos pelos indivíduos.KARLMARX
Karl Heinrich Marx (1818-1883) foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em suaépoca, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importância para a política européia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com FriedrichEngels, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam. Para ele, as condições materiais de toda a...
tracking img