Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O crescimento económico que se observa actualmente em Ndalatando (fruto do investimento do Estado Angolano depois do conflito civil que assolou a província) é hoje desafiado pelo crescimento demográfico. A população que tem vindo a abandonar as zonas rurais e inhóspitas da província, acorre ao interior da cidade em demanda de melhores e maiores oportunidades de vida. A cidadeapresenta hoje mais de 142.765 habitantes com residência fixa sendo que apenas uma minoria conseguiu concentrar-se no centro da cidade enquanto a grande maioria teve de povoar os arredores e periferias da cidade.
O crescimento demográfico tem provocado, outrossim, o alargamento do sector informal pelas razões que presumo: a fraca capacidade do sector público em absorver a oferta de capital humano que acidade oferece; o fraco investimento privado que poderia servir de receita alternativa ao problema do desemprego na cidade; por último, o baixo grau de escolaridade e a não especialização da população desempregada que não obedece ao requisitos para ocupar os lugares disponíveis.
Verifica-se, em Ndalatando, que apenas uma pequena faceta da população encontra-se empregada em áreas do sector públicocomo educação, polícia, bombeiros, energia e águas, áreas administrativas, comunicação social e outros, enquanto a maior concentração populacional recorre aos mercados paralelos, à venda ambulante, à agricultura e, hoje com alguma notabilidade, ao serviço de táxi com as denominadas “kupapatas”.
O crescimento económico acima referenciado que se propõe promover a igualdade social entre indivíduose melhorar a vida das populações, parece ter desencadeado alguns efeitos perversos. Se por um lado os avanços económicos tendem a melhorar relativamente a vida das pessoas que possuem algum grau de formação académica ou especialização profissional, o espaço social urbano tende, por outro, a exigir mais e a hostilizar os grupos de indivíduos mais vulneráveis e sem qualquer grau de escolaridade ouformação profissional.

CAPÍTULO I – CONCEITOS GERAIS.
1.1- DEFINIÇÃO DE TERMOS E CONCEITOS
1.1.1- Estrutura Social.
Define-se, essencialmente, a palavra Estrutura como “a composição, construção, organização e disposição arquitectónica de um edifício; disposição especial das partes de um todo, considerada nas suas relações recíprocas”. Desta definição poder-se-ia perceber por estrututurasocial como a composição ou organização das partes que constituem a sociedade. Neste sentido, o conceito, teria o mesmo significado que “sistema social” ou “organização social” . Desde a Antropologia até à Sociologia, o conceito de estrutura social ganhou diversas interpretações. O estruturalista Lévi-Strauss concebeu estrutura como simples modelo teórico que os investigadores constroem e não como aarticulação de relações sociais ou conjunto de grupos como propuseram Radcliffe-Brown ou Spencer.
O conceito de estrutura social, parece-nos neste trabalho de referência obrigatória pois, não se pode falar em desigualdade social sem que se recorra à estrutura ou sistema social que a tenha reproduzido. Cada sociedade em suas manifestações sociais e culturais, recria uma organização social própriaonde os indivíduos e grupos estabelecem diferentes tipos de relações sociais indiscutivelmente desiguais. Desta forma consideramos Estrutura Social, na definição de Costa Pinto, como o “conjunto das relações dos homens entre si e com as coisas materiais que os cercam” , ou seja, é o modo de organização de uma sociedade; são os padrões relativamente duradouros e definidos de relações sociais.1.1.2- Estratificação Social.
Na sua acepção mais genérica, o termo Estratificação designa «as diferentes maneiras como os seres orgânicos e inorgânicos se organizam em seu habitat natural». Algumas ciências sociais e afins procuraram de formas diversas e, sem descurar as limitações de seus objectos de estudo, definir estratificação social. O conceito antropológico de estratificação social é o...
tracking img