A teoria da base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria DA BASE


As teorias de crescimento/desenvolvimento regional fundamentam-se na tradição keynesiana, na década de 1950, e têm na Teoria de Base de Exportação um de seus grandeselementos. A região passa a existir para o resto do mundo a partir do momento em que comercializa seus produtos além de suas fronteiras. O seu crescimento/desenvolvimento será em decorrência do dinamismodessa base de exportação e da difusão desse dinamismo para o resto da economia regional.
Tendo como referência a concepção de North, Schwartzman (1975) delineia o que poderiam ser os elementospara uma estratégia de crescimento e de desenvolvimento regional a partir de uma base de exportação, pois segundo o autor se uma região consegue, apenas, consolidar sua base de exportação teráalcançado o crescimento regional, o desenvolvimento regional, porém, só se verificará se a região dinamizar e propagar sua base econômica.
A teoria da Base de Exportação de Douglas North, porém, édirecionada para o desenvolvimento de regiões novas dos Estados Unidos, isto é, para regiões de colonização recente com base na agricultura e, especificamente para regiões que cresceram em estruturascapitalistas.
No entanto, Harold Innis, citado por North (1977) utilizou, em seus estudos da economia canadense, os produtos primários como base da compreensão do desenvolvimento econômico daquelepaís. O termo “produtos primários” refere-se ao principal artigo produzido por uma região.
Douglas C. North é o principal defensor da teoria do produto primário. Segundo North (1977, p. 298)“as pesquisas iniciais de Innis convenceram-no da importância crucial dos produtos primários exportáveis”, na configuração das novas economias”.
Considerando que muitas regiões iniciam sua históriaeconômica dentro de um estágio de economia de subsistência auto-suficiente, mas o desenvolvimento torna-se possível, para essa região primitiva pela especialização em linhas de produção para as...
tracking img