A tecnologia da informacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Tecnologias de comunicação e informação na Escola; relações possíveis, relações construídas

Analisar o papel que as tecnologias e as informações/imagens temdesempenhado na vida social implica não somente explorar as características tecnicas dos meios, mas buscar entender as condições sociais, culturais e educativas dos seuscontextos.
A tecnologia não é boa nem má, tampouco neutra.
Para Kenski (2003), a evolução tecnológica não se restringe aos novos usos de equipamentos e/ou pro- dutos, mas aoscomportamentos dos indivíduos que interferem/repercutem nas sociedades, intermediados, ou não, pelos equipamentos. Portanto, entendemos como tecnologias os produtos dasrelações estabele- cidas entre sujeitos com as ferramentas tecnológicas que têm como resultado a produção e disseminação de informações e conhecimentos.
No entender deOrozco (2002), o “tecnicismo por si só não garante uma melhor educação. [...] se a oferta educativa, ao se modernizar com a introdução das novas tecnologias, se alarga eaté melhora, a aprendizagem, no entanto, continua uma dúvida” (p. 65).
Apesar de nos depararmos com informações/imagens que chegam
sob diferentes apelos sensoriais –visuais, auditivos e emocionais –, incorrendo em diferentes formas de aprendizagem além da razão (intuição, emotividade, criatividade e relacionamentos), ainda muitasesco-las não estão abertas para a incorporação, ou, quem sabe, para o desafio de um trabalho com essas lingua-gens em seus cotidianos. Diante dessas linguagens, a grandemaioria dos docentes (ou mesmo pais) se vê
apenas como usuário/telespectador. A preparação so-cial e/ou pedagógica para seu uso não é, na maioria das vezes, cogitada.
tracking img