A sustentabilidade no dia a dia

Artigo apresentado à Professora Ana Maria Jara Botton Faria na disciplina eletiva de Direito Urbanístico realizada em julho de 2011. A SUSTENTABILIDADE NO DIA A DIA GUILHERME GUSTAVO JARNICKI1 PAULAFERNANDA CARLESSE RIBEIRO2
Resumo – Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. E que issotudo pode significar na prática? Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) deforma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e,em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em largaescala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlegofinanceiro extra. Palavras-chave: Sustentabilidade. Pegada Ecológica. Responsabilidade.

1. INTRODUÇÃO
Sustentabilidade é uma palavra constante em nossas vidas. Diariamente, vemos propagandas, reportagens,produtos e pessoas falando sobre: Ser sustentável; Cuidar do meio ambiente; Contribuir para um mundo melhor.

• • •

Mas afinal, o que é sustentabilidade? A humanidade vive na Terra há milênios.A Terra é a fonte dos recursos necessários para garantir nossa existência, tais como: • • • • •
1

Calor; Ar; Comida; Água; Minerais.

Aluno do 4º período do Curso de Direito da Faculdade deEducação Superior do Paraná – FESP – Curitiba – Paraná. 2 Aluna do 4º período do Curso de Direito da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP – Curitiba – Paraná.

1

Artigo apresentado à...
tracking img