A sosiedade democratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vimos que uma ideologia não nasce do nada nem repousa no vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginária, a práxis social e histórica concretas. Isso se aplica à ideologiademocrática. Em outras palavras, há na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber.
Quesignificam as eleições? Muito mais que uma mera rotatividade de governos ou a alternância do poder. Simbolizam o essencial da democracia: que o poder não se identifica com os ocupantes do governo, nãolhes pertence, mas é sempre um lugar vazio que os cidadãos, periodicamente, preenchem com um representante, podendo revogar seu mandato se não cumprir o que lhe foi delegado para representar.
Quesignificam as idéias de situação e oposição, maioria e minoria, cujas vontades devem ser respeitadas e garantidas pela lei? Elas vão muito além dessa aparência. Significam que a sociedade não é umacomunidade una e indivisa voltado para o bem comum obtido por consenso, mas, ao contrário, que está internamente dividida e que as divisões são legítimas e devem expressar-se publicamente. A democracia é aúnica forma de política que considera o conflito legítimo e legal, permitindo que seja trabalhado politicamente pela própria sociedade.
Da mesma maneira, as idéias de igualdade e liberdade comodireitos civis dos cidadãos vão muito além de sua regulamentação jurídica formal. Significam que os cidadãos são sujeitos de direitos e que, onde tais direitos não existem nem estejam garantidos, tem-se odireito de lutar por eles e exigi-los. É esse o cerne da democracia.
Um direito difere de uma necessidade ou carência e de um interesse.
Uma necessidade ou carência é algo particular e específico.Alguém pode ter necessidade de água, outro de comida. Um grupo social pode ter carência de transporte, outro, de hospitais. Há tantas necessidades quanto indivíduos, tantas carências quanto grupos...