A sociologiacomo ciência

660 palavras 3 páginas
A Sociologia como ciência

Sua inclusão no rol das ciências humanas ou naturais é uma questão bastante polêmica. Difere da maioria das ciências exatas. A sociologia è um campo descritivo, analítico e explicativo. Os objetivos de qualquer ciência devem ser compreender e controlar o que constituem o seu objeto de estudo. Os seus fundamentos devem ser a observação cuidadosa, o seu registro exato e seu fim último é o de ordenar os fatos em leis gerais coerentes. A sociologia não pode usar de previsibilidade matemática. Por que trata do universo social e Humano. Ela é uma Ciência ainda em estagio primário, mas que se coloca face ao seu objeto de estudo com atitude realmente Científica. Usa o método experimental e completa suas pesquisas com outros métodos e técnicas, tais como; O comparativo, o estudo de caso, o estatístico, o histórico, a entrevista, os questionários e formulários.

A palavra CIÊNCIA está relacionada diretamente com verdade, precisão, laboratórios, tecnologia, cura e outros. Desde a sua origem, a Sociologia tem sido objeto de grandes controvérsias relativas à sua condição de ciência. Diz-se da disciplina que, tem muitos métodos e poucos resultados, pequena capacidade de previsão, várias explicações para o mesmo fenômeno e, sobretudo, que se mistura facilmente com as representações sociais, o senso comum e as ideologias.
Um grande sociólogo alemão, Norbert Elias, divide a realidade pesquisada pela ciência em três grandes sistemas - o físico, o biológico e o social. Sugere, ainda, que a previsibilidade dos fenômenos encontrados nesses três sistemas varia de acordo com a sua complexidade. Assim, o mundo físico apresentaria um sistema menos complexo e mais previsível; o mundo social constituiria um sistema mais complexo e menos previsível; o mundo biológico ficaria numa situação intermediária.

Podemos ilustrar o raciocínio acima proposto, a partir de três exemplos relativos aos três sistemas indicados:

a) Cometas – os físicos, a partir de

Relacionados