A sociedade salarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociedade Salarial

Condição proletária, condição operária e condição salarial: três formas dominantes de cristalização das relações de trabalho na sociedade industrial , e formas de relação que o mundo do trabalho mantém com a sociedade global.
A condição proletária representa uma situação de quase exclusão do corpo social. O proletário, elo essencial no processo de industrialização,trabalha para se reproduzir. No entanto, não era de praxe comparar as situações burguês – proletário, o mundo era clivado pela dupla oposição do capital e do trabalho, da seguridade – propriedade e da vulnerabilidade de massa. A “questão social” é a tomada de consciência dessa fratura central que pode levar à dissociação do conjunto da sociedade.
A condição operária com a sociedade é mais complexa.O salário deixa de ser uma atribuição pontual de uma tarefa. Assegura direitos, dá acessos a subvenções extra trabalho e permite uma participação ampliada na vida social (consumo, habitação, lazer, instrução – todos precários). Acontece um tipo de integração na subordinação. A condição de assalariado correspondia essencialmente ao conjunto de assalariados operários até a década de 30, mas arelação dominantes – subordinados compreende zonas interseqüentes através das quais a classe operária vive a participação na subordinação. É por isso que a estrutura de integração é instável. O momento em que se estrutura a classe operária é também o momento em que se afirma a consciência de classe: eles e nós.
O advento da sociedade salarial não será triunfo da condição operaria. Os trabalhadoresbraçais foram menos vencidos numa luta de classes do que ultrapassados pela generalização da condição de assalariado. Se todo mundo é assalariado, é a partir da posição ocupação na condição salarial que se define a identidade social. A escala sócia comporta uma graduação crescente em que os assalariados penduram sua identidade, sublinhando sua diferença em relação ao escalão inferior e aspirando aoestrato superior. Que prossiga o crescimento, o Estado continue a estender seus serviços e proteções e, quem merecer, poderá “subir”:melhorias para todos, progresso social e bem-estar. Acumulação de bens e de riquezas, criação de novas posições e de oportunidades inéditas,ampliação dos direitos e das garantias, multiplicação das seguridades e das proteções.

A nova relação salarial
Foi aindustrialização que deu origem a condição de assalariado, e a grande empresa é o lugar por excelência da relação salarial moderna. Foi com a revolução social que começa a desenvolver-se um novo perfil de operário das manufaturas e das fábricas, apesar de a condição já existir anteriormente. A condição proletária da época da industrialização, caracteriza-se por uma remuneração próxima de uma rendamínima que assegura apenas a reprodução do trabalhador e de sua família e que não permite investir no consumo, ausência e garantias legais, trabalho sem regularidade (desempregado alguns dias da semana). Assim, uma relação salarial comporta um modo de remuneração da força de trabalho, o salário, que comanda amplamente o modo de consumo e o modo de vida dos operários e de sua família, uma forma dadisciplina do trabalho que regulamente o ritmo da produção e o quadro legal que estrutura a relação de trabalho (contrato). Para assegurar a transformação da relação salarial que prevalecia no começo da industrialização à relação salarial fordista, seguem as cinco condições:
* Uma nítida separação entre os que trabalham efetiva e regularmente e os inativos ou semi-ativos que devem ser ou excluídosdo mercado do trabalho ou integrados sob formas regulamentadas -> Identificação precisa da população ativa: identificar e mensurar os que são ocupados e aqueles que não o estão, as atividades intermitentes e as atividades de tempo integral, os empregos remunerados e não-remunerados. OS ativos serão aqueles e somente aqueles que estiverem presentes num mercado que lhes proporcione um ganho...
tracking img