A sociedade industrial e urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. A Sociedade Industrial e Urbana

2.1. A EXPLOSÃO POPULACIONAL; A EXPANSÃO URBANA E O NOVO URBANISMO; MIGRAÇÕES INTERNAS E EMIGRAÇÃO

2.1.1. A explosão populacional

- Entre 1800 e 1914, decorreu uma explosão demográfica, durante a qual a população mundial duplicou, principalmente no decorrer do século XIX. A Europa foi o continente que mais cresceu a este nível, sendo o seu crescimentomais rápido e intenso que no resto do mundo. Esta foi também uma explosão branca e, em 1900, a Europa era o continente mais povoado. A intensidade do crescimento demográfico europeu apresentava, no entanto, disparidades pois, dependendo da região da Europa, o crescimento era diferente.

- Os motivos da explosão populacional europeia:
1. Decréscimo da mortalidade (melhor higiene – a nívelindividual, mudança mais frequente de vestuário; a nível público, esgotos, abastecimento de água potável, uso do tijolo nas construções; melhor alimentação – disponibilidade de géneros em qualidade e quantidade, progressos dos transportes evitando-se crises de abastecimento; progressos da medicina – vacina antivariólica de Jenner, vacinas contra o tifo, cólera, raiva, invenção da anestesia);
2. Maioresperança de vida;
3. Manutenção ou ligeiro decréscimo das taxas de natalidade (abaixamento da idade do casamento e diminuição do celibato).

- Surge o regime demográfico moderno com taxas de natalidade elevadas e taxa de mortalidade baixa, o que permitiu um saldo fisiológico positivo e a explosão da população europeia. Ainda assim, alguns contemporâneos não deixaram de se inquietar: omalthusianismo renasceu.

2.1.2. A expansão urbana

- A população urbana conheceu um impulso decisivo no século XIX, sendo a urbanização mais significativa nos países industrializados. O desenvolvimento de grandes cidades (como Nova Iorque) considera-se uma manifestação de expansão urbana, que acompanhou a industrialização e o caminho-de-ferro.

- Os motivos: expansão demográfica (crescimentonatural das populações, êxodo rural devido às transformações da agricultura, industrialização, revolução dos transportes, alargamento dos pastos, queda dos preços agrícolas, decadência dos artesanatos rurais), mudanças na estrutura profissional com o recuo do sector primário e crescimento do secundário e terciário e imigração. Nas cidades, os habitantes procuravam, além de emprego, a promoção por formaa romperem com as barreiras sociais e serem bem sucedidos, profissional, social e pessoalmente.

- Os problemas: Ruptura total relativamente aos valores das sociedades rurais, miséria e promiscuidade (inexistência de adequados sistemas sanitários, redes de distribuição de água ou serviços de limpeza das ruas, habitações pequenas, lúgubres e insalubres, falta de alojamento, aumento das rendas,epidemias de cólera e tuberculose, mortalidade infantil elevada), desregramento e delinquência (concubinato, prostituição, mendicidade, alcoolismo, criminalidade). A cidade era sinónimo de destruição dos comportamentos tradicionais, de ameaça para a religião e para a ordem social estabelecida. Perante todos estes problemas, acaba por surgir a ideia de um novo urbanismo.

- O novo urbanismo:1. Grandes trabalhos de urbanismo foram levados a cabo nas cidades europeias e americanas no século XIX como em Paris (planos do barão Haussmann para engrandecer e embelezar a cidade; cresceu em extensão, extravasando as muralhas e incorporando as aglomerações vizinhas) e Nova Iorque (urbanização em altura, construção de arranha-ceús, planos urbanísticos reflectiam a segregação social da eraindustrial, centro era o local mais cuidado).
2. Centro da Cidade: Reunia bancos, bolsas de comércio e de valores, grandes armazéns e mercados, edifícios governamentais e administrativos, as gares ferroviárias, os teatros, a Ópera, os museus, os cafés, zonas verdes, pavimentação cuidada, abundante água potável, rede de esgotos e saneamento, condutas de abastecimento do gás, grandes praças e...
tracking img