Psicologia behaviorista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia behaviorista: filosofia

Burrhus Frederic Skinner

Lewin, Tolman e Hull (com a bengala)

John Broadus Watson

Psicologia
• A palavra Psicologia (em seu uso conhecido atualmente)só surgiu no século XVIII, ou mais precisamente em 1734, quando Christian Wolff empregou este termo para significar uma disciplina, então , fazendo parte da filosofia . Sua “Psichologia Rationalis ”era aquela parte da filosofia que estudava a natureza e as faculdades da alma. (HEIDBREDER, 1981)

Psicologia e Filosofia
• As raízes da psicologia podem ser localizadas no quarto e quinto séculosA.C. - Os filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles levantaram questionamentos e reflexões fundamentais sobre o funcionamento da mente.

John Broadus Watson
John Broadus Watson (1878-1958)foi considerado o pai do behaviorismo metodológico , ao publicar, em 1913, o artigo “Psicologia vista por um behaviorista", que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental dasciências naturais, e que tinha como finalidade prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. Watson era um defensor da importância do meio na construção e desenvolvimento doindivíduo.

Burrhus Frederic Skinner
Burrhus Frederic Skinner (Susquehanna,Pensilvânia, 20 de março de 1904 — Cambridge, 18 de agosto de 1990). Ele conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimentale era propositor do Behaviorismo radical, abordagem que busca entender o comportamento inteiramente em função da história ambiental de reforçamento. Ele também escreveu alguns trabalhos controversosnos quais advoga o uso disseminado de técnicas psicológicas para a modificação de comportamento (principalmente o condicionamento operante) com o intuito de melhorar a sociedade e tornar o homem maisfeliz.

B. F. Skinner:
• "Eu creio que uma análise científica do comportamento deve supor que o comportamento de uma pessoa está controlado por suas histórias genética e ambiental, e não pela...
tracking img