A SITUA O DOS IND OS E NDIGENAS NO BRASIL

568 palavras 3 páginas
A SITUAÇÃO DOS INDÍOS E ÍNDIGENAS NO BRASIL
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou o documento que declarava livres todos os escravos do Brasil, 120 anos depois da Lei Áurea, a situação de parte dos 90 milhões de afro-descendentes do País ainda é lamentável, segundo pesquisadores.
O maior percentual de índios é apresentado no Estado do Amazonas, além do nordeste e no Centro-Sul do país, especialmente no Mato Grosso do Sul.
Os índios brasileiros não possuem uma cultura comum a todas as tribos e grupos indígenas. Nesse contexto, são reconhecidos no Brasil 215 grupos distintos e 180 línguas diferentes.
Os índios brasileiros são identificados como Karajá, Suyá, Kamayurá, Xavante entre outros. O termo “índio” foi dado pelos colonizadores no período de exploração do território que paralelamente disseminou essa população.
Atualmente, não há distinção entre os índios, apesar de cada tribo possuir suas particularidades, nesse contexto existe somente separação entre o índio e o homem branco. Existem controvérsias quanto ao número de índios que habitam o território brasileiro, isso sofre variações de acordo com quem desenvolve a pesquisa, por exemplo, o número de índios registrado pelo IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística) é maior que o resultado obtido pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a última só considera aqueles que vivem em reservas.

Os índios brasileiros se diferenciam também segundo o nível de contato com o homem “civilizado”, desses são identificados os que vivem isolados (praticamente não há contato com brancos), os integrados (falam português e trabalham em cidades), existem ainda aqueles que mantém um contato ocasional e outros permanentes.
Independente do grupo indígena, o mais importante é valorizar as culturas e os costumes típicos de um grupo étnico que corre sério risco de extinguir e não existir ninguém para testemunhar a existência de determinado grupo social.
Se compararmos o número da população indígena do período

Relacionados

  • A violencia no brasil
    73925 palavras | 296 páginas
  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas