A SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES

969 palavras 4 páginas
A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES

São Paulo
Universidade Católica Dom Bosco
2012

A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES

Projeto de pesquisa apresentada à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Enfermagem do Trabalho, da Universidade Católica Dom Bosco.

São Paulo
Universidade Católica Dom Bosco
2012
1.0 INTRODUÇÃO
A Síndrome de Burnout é definida como uma das consequências mais marcantes do estresse profissional, e vem se caracterizando pela exaustão emocional, uma análise negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a tudo a sua volta. Na maioria das vezes seus principais sintomas são confundidos com a depressão.
Essa síndrome se refere a um tipo de estresse ocupacional e institucional com predileção para profissionais que mantêm uma relação constante e direta com outras pessoas, principalmente quando esta atividade é considerada de ajuda (médicos, enfermeiros, professores).
Professores tem sido alvo de diversas investigações (Beck & Gargiulo, 1983; Byrne, 1991,1993; Friensen & Sarros, 1989; Iwanicki & Schwab, 1981, Russel, Altmaier & Van Velzen, 1987, Schwab & Iwanicki, 1986, Carvalho, 1995; Moura, 1997), pois no exercício profissional da atividade docente encontram-se presentes diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas.
A Sindrome em professores é conhecida como um esgotamento físico e emocional que começa com sentimento de desconforto e gradativamente vai aumentando até a diminuição gradual da vontade de lecionar. Perde motivação, alegria, satisfação, interesse, vontade de sonhar, falta de concentração.
O trabalho será desenvolvido partindo dos aspectos do estresse em professores, e em seguida relatando o que é e como se processa a síndrome de Burnout.

1.1

Relacionados