Relatório de prática de análise microscópica em macarrão instantâneo, mistura pronta para mingau de milho e geleia de morango caseira.

1284 palavras 6 páginas
Prática de análise microscópica de alimentos em macarrão instantâneo Nissin Lámen, mistura para mingau de milho Nutriday e geleia de morango caseira.

Introdução

A medida que a população cresce e o mercado de trabalho exige mais mão de obra e mais horas de trabalho dessa população, alimentar-se em casa tornou-se um fato raro, assim como o tempo necessário para preparar os alimentos também tornou-se mais escasso. Deste modo, a demanda por alimentos prontos ou semi-prontos cresce a cada dia e a indústria alimentícia tenta acompanhar lançando sempre novos produtos no mercado. Porém, existe a necessidade de avaliação mais criteriosa para a aceitação e segurança do consumidor em relação aos novos produtos direcionados ao consumo direto ou com pouca necessidade de preparo.
O uso da Microscopia de Alimentos para pesquisar e analisar a presença de materiais estranhos nos alimentos, macroscópicos ou microscópicos, desde objetos e partículas sintéticas que podem ferir o consumidor até insetos ou partes destes, assim como parasitos e excrementos, objetiva garantir a qualidade higiênico-sanitária dos produtos alimentícios visto que eles são importantes agentes veiculadores de doenças.
A Resolução RDC n° 175/2003 da ANVISA aprova o “Regulamento Técnico de Avaliação de Matérias Macroscópicas e Microscópicas Prejudiciais à Saúde Humana em Alimentos Embalados” que “se aplica aos alimentos embalados, inclusive bebidas e água envasadas destinadas ao consumo humano”. As BPF – Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de medidas a serem adotadas pelos fabricantes de alimentos com o intuito de garantir as qualidades higiênico-sanitárias de seus produtos e a adequação com os regulamentos técnicos em vigor e incluem medidas de segurança desde a colheita até o processamento e embalamento dos produtos.
As práticas realizadas foram de pesquisa e análise de sujidades em macarrão instantâneo Nissin Lámen, mistura para mingau de milho Nutriday e geleia de morango caseira, efetuadas

Relacionados

  • Macrobiótica zen
    179375 palavras | 718 páginas