A semiologia de cisne negro (filme)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Luma Estela Marchi


O filme Cisne Negro, dirigido por Darren Aronofsky, apresenta uma interação entre a persona e a sombra, simbologia empregada por Carl Jung que rodeia toda a trama do filme, da protagonista Nina Sayers. Uma simbologia que já foi abordada por algumas obras cinematográficas, como Uma Mente Brilhante e Fight Club, no qual põe em discussão a persona de cada protagonista e asconsequências que levam a repreensão de sua sombra – medos, insegurança, ações e sentimentos inadequados socialmente. Nesse trabalho, faremos uma análise semiótica de alguns elementos desta obra, tendo em vista, principalmente, essa relação mencionada entre elementos ficcionais e suas consequências. Para atingirmos esse objetivo, primeiramente, será feito um breve resumo da história do filme para,depois, iniciar-se a análise.

A história trata-se de Nina(Natalie Portman), bailarina de uma companhia novaiorquina. Sua vida é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica(Barbara Hershey), ex-bailarina que abandona sua carreira para se dedicar a filha e, de forma super-possessiva e controladora, a incentiva, busca direcionar sua ambição profissional na filha, numa tentativa derealizar seu sonho. Com isto, Nina busca ascender na carreira da dança e encontra no diretor artístico da companhia, Thomas Leroy(Vincent Cassel), essa chance, pois Leroy busca substituir a bailarina principal, Beth MacIntyre, na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes. Nina é perfeita para interpretar a cisne branco, pela pureza e ingenuidade e se torna sua escolha.

Nina é osujeito completo dentro da narrativa. Compõe as quatro caracteristicas: saber; poder; querer; dever. Ou seja, é o sujeito que recebe uma informação, que busca competência para realizar a ação que lhe foi apresentada durante a trama (actante), quer provar para o diretor que pode subir na carreira dentro da companhia de dança e busca, durante os ensaios, solucionar os problemas e as falhas queapresenta. E esse sujeito, entra em momento de euforia quando saí da realidade.

Mas essa escolha gera consequências em características presentes na trama. A relação com a mãe faz de Nina uma bailarina perfeita, que cumpre rigorosamente com os horários dos ensaios e objetiva a aquisição das técnicas que garantam a perfeição dos gestos com repetições incessantes. Muitas qualidades das quais só ocorrempela falta de liberdade na relação familiar. Para Leroy, ela é perfeita para ser a cisne branca, mas falta a expressão de seus sentimentos para conseguir ser a cisne negra. É nesse detalhe que ocorrerá toda a trama e essa análise, focando principalmente na relação Nina e Erica e entre Nina e seu diretor Leroy.

Essa relação de perfeição técnica e da liberdade para adquirir a flexibilidadenecessária para ser o cisne negro é a mais clara das oposições apresentadas pelo filme. De um lado, uma mãe possessiva que busca manter a filha sobre a perfeição e as regras, cisne branca, e do outro, o diretor que busca desenvolver em Nina uma maior liberdade na dança e nos movimentos. Nina acaba se transformando na narrativa. Essa nova necessidade de liberdade acaba agindo como actante em todo o enredoe fazendo a protagonista passar pelos niveis de manipulação, apresentados pela semiótica: tentação; intimidação; sedução; provocação.

No caso do primeiro elemento, a tentação, podemos notar que a protagonista modifica suas ações para conseguir o papel como dançarina principal do espetáculo, quando se dirige até Leroy numa tentativa de mostrar-se como a bailarina certa para o papel. Naintimidação, notamos esse elemento quando Nina passa por treinos exaustivos em sua tentativa de perder a técnica e obter a flexibilidade necessária para controlar ambos os cisnes. O nivel da sedução aparece na relação de Nina e Lilly, na qual a protagonista busca de todas as maneiras se sobressair sobre a falta de técnica da bailarina concorrente. No último nível, a provocação, que surge como uma...
tracking img