Resenha de psicanalise silvestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Texto: “ Psicanálise Silvestre”

O texto monstra o relato de Freud a partir de uma paciente que lhe é encaminhada na situação em que ela havia ido a um médico, por conta de suaansiedade e este lhe deu um diagnóstico de que a falta da satisfação sexual era a causa de sua ansiedade esta teoria estudada a partir de Freud, esta paciente chega junto a ele com a ideia de que éincuravel, pois já era viúva e dentre as opções que lhe foram dadas, voltar para o marido, conseguir um amante e se masturbar, as outras opções era inviaveis a ela.
Freud diz, que com o passar daexperiência se aprende que não se deve aceitar de primeira os relatos que chegam a nós, pois no relato de alguém pode haver diversas projeções, proteções, entre outras, porém suponhando que fosse verdadeiroo primeiro relato, Freud retrata no texto a questão ética do médico com a paciente, primeiramente ignorando o trato que ele deveria ter, tanto por temos técnicos e éticos, como tambémhumano/sentimental de falar de forma tão direta a cerca da sexualidade de sua paciente.
Freud resalta que ao usar termos “psicanaliticos” incorretos, sem um estudo aprofundado, trata a sexualidade de suapaciente apenas com a satisfação corporal através do coito, de ditas vulgas posições sexuais. O termo, sexual, sexualidade em psicanalise vai muito além do que algo do senso comum, sobre a sexualidade olibido, a repressão ou rejeição a cerca dela também deve ser entendi para tratar-se com neuróticos.
Os manejos que o médico teve com a sua paciente, o coloca sobre um ser único, que exclui apossibilidade de a própria pensar em se satisfazer ou de casar-se de novo, como se ele desse a ela uma noção de que acabou a ignorancia dela, pois ele disse o que ela tinha e como curar-se. Nesse caso,onde fica as questões de vinculo, cuidado com o ser humano, manejos para estudar e saber entender suas queixas, conseguir escultar o que realmente ela quer falar? O tratamento analítico que é algo...
tracking img