A semente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Semente
Introdução

Este trabalho tem como objetivo principal relatar os diversos conceitos para as sementes e suas funções, onde, tentaremos mostrar com as melhores das intenções a suadisposição, e para que por meio da pesquisa possamos engrandecer o nosso conhecimento.


Semente

A semente é a formação dos vegetais superiores, responsável pela perpetuação das espécies. Em outrostermos, podemos dizer que a semente, é o óvulo fecundado e desenvolvido.

PARTES DA SEMENTE:

Tegumento -> Testa, Tegmen

Amêndoa -> Embrião (radícula, gêmula, caulículo, cotilédone) , Albúmen(amiláceo, oleaginoso, córneo)
Tegumento: é o envoltório protetor da semente, originário dos tegumentos do óvulo. Sua resistência em geral, relaciona-se com a consistência do pericarpo. Em algumas sementes,o tegumento é constituído por duas partes: a testa, que é externa e espessa, e o tegmen, que é a parte interna, mais delgada. Estas partes correspondem, mas não obrigatoriamente à prima e secundina doóvulo.
Amêndoa: é a parte principal da semente. Corresponde à nucela do óvulo, um tanto modificada depois da fecundação. É protegida pelo tegumento e consta, em geral, de duas partes: embrião ealbúmen.
Embrião: é a parte principal da semente. A experiência demonstra ser o embrião responsável pela origem do novo vegetal, quando há germinação da semente. Efetivamente, o embrião é um verdadeirovegetal em estado potencial, com seus órgãos rudimentares, representados pela radícula, caulículo e gêmula.

A radícula dá origem há raiz, enquanto que, o caulículo origina o colo ou nó vital (regiãode transição entre a raiz e o caule); a gêmula se responsabiliza pelo desenvolvimento do caule e das folhas.

Os cotilédones são folhas modificadas que se traduzem em reservatórios de alimentos,utilizados pelo vegetal nos primórdios do seu desenvolvimento.

* Albúmen: é a reserva alimentar acumulada na semente, fora dos cotilédones. De acordo com a natureza das substâncias que o formam,...
tracking img