semente

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014

Estudo da Semente
A semente é a parte da planta que contem uma nova planta em estado e vida latente ou seja, inactiva. Em condições favoráveis, as sementes originam novas plantas.
Constituiçãoda Semente
A semente é constituida por duas partes:
O tegumento – é a camada externa que protegem a amendoa.
A amendoa – é parte que contem reservas nutritivas e o embrião.
Na amendoadestinguem-se os cotilédones que geralmente armazenam substancias de reservas e, protegido pelo cotilédones, o embrião, a futura planta. Em certas sementes, como a do milho, existe um so cotilédones reduzido eum reservatório de substancia de reserva chamado endosperma.
O embriao é constituido pela radfícula, caulículo e gémula que corresponde respectivamente á raiz, caule e ás primeiras folhas da plantaadulta.
Função da planta
Estrutura de reprodução e desseminação das espermatofitas formados apartir do ovulo fecundado. A smente tem duas funções principais:
conferir proteção ao embriao e;fornecer-lhe nutriente que assegurem o seu desenvolmento inicial, quando ocorre a germinação.
A semente madura é constituida pelo involucro exterior e pelo embriao, ao qual se de reservas. O envolucroexterior, o tegumento de espessura variavel, forma-se apartir do lugumento do ovulo e por função proteger o embriao. O embriao é um esporófilo dormente geralmente constituido por radial cauticulo, gemulae cotiledónes. Na semente madura o desenvovimento do embriao é interrompidom permanecendo este num estádio de latencia ate que se inicie a germinação.
Classificação da semente quanto ao número decotiledónes
As sementes e as respectivas podem ser;
Monocotiledóneas – quando apresentam apenas um cotilidónes.
Dicotiledóneas – quando apresentam dois cotiledónes.
Importancia da semente
Assementes de várias plantas são usdas na alimentação humana e algumas tem valor medicinal. Uma são ricas em proteinas, outras em hidratos de carbono e algumas fornecem gorduras (óleo).
De grande valor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sementes
  • SEMENTES
  • SEMENTES
  • sementes
  • sementes
  • sementes
  • sementes
  • A Semente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!