A segunda guerra mundial[1]

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do capítulo:

Conceitos utilizados: holocausto, campos de concentração, Führer, Terceiro Reich, política de apaziguamento, Anschluss, Blitzkrieg, armístico, antissemita.

Esses são alguns conceitos históricos utilizados ao longo do capítulo, parte deles são analisados e exemplificados melhor na parte do trabalho que examina a didática. Eu acredito que estes conceitosabrangem e expressam o tema da 2º Guerra, pois ao longo do capítulo se apresentam de forma coerente com os fatos e processos históricos que devem ser conhecidos e que abrangem o nível escolar dos alunos. A um déficit em relação ao que pesquisei onde a autora não abordou e poderia ter o feito em relação a resistência alemã que também se deu por grupos anarquistas (os quais ela não cita, cita apenas osgrupos comunistas e socialistas).

Em determinados contextos não é possível diferenciar fontes historiográficas (fontes primárias, fontes secundárias), porque algumas delas poderiam ter sido manipuladas em seu próprio tempo, por exemplo, uma foto em que poderiam ter retirado um integrante relevante ao fato histórico, e com essa modificação esse membro simplesmente deixa de existir, dessemesmo modo, podem acontecer em documentos formulados arbitrariamente. Portanto, neste trabalho se fará uma análise das fontes primárias, secundárias e terciárias conforme a historiografia, porém deve-se considerar os aspectos expostos.

Fontes primárias utilizadas: trecho de um livro de um judeu italiano sobrevivente do campo de concentração nazista, fotografia de soldados nazistas nacidade de Rostov na União Soviética em julho de 1942, foto da indústria bélica alemã 1942, charge política de 1931, fotografia de Hitler e nazistas entrando na cidade de Brunn na Tchecoslováquia em 1939, charge de Belmonte de 1939 satiriza a invasão do nazismo na Polônia, foto de dois aviões de guerra alemães em ofensiva 1940, fotografia do ataque a Pearl Harbor, charge de Belmonte de 1943satirizando os aliados e depois inimigos Hitler e Stalin, fotografia de membros da resistência francesa 1944, fotografia da Conferência de Teerã 1943, trecho e fotografia do filme “O Grande ditador” 1940, fotografia da vista da cidade de Hiroshima arrasada pela bomba atômica 1946, fotografia do centro de Berlim destruído após a guerra 1945.

Fonte secundária: fotografia do antigo campo deconcentração de Auschwitz 1986, mapa “A Europa no início da Segunda Guerra Mundial (1939) de 1998, trecho sobre “O caso Windhuk” retirado do Almanaque abril em 2005, mapa “A guerra do Pacífico” de 1995, mapa “A Segunda Guerra Mundial até 1942” de 1987, trecho sobre a batalha de Stalingrado cita como fonte um livro de 1987, quadro sobre “Hiroshima 60 anos depois da bomba” extraído do jornal Estado de SãoPaulo 2005.

Fonte terciárias: Pode se caracterizar como fontes terciárias os subtópicos escritos pelas autoras bem como os textos na íntegra. E também as atividades que ela propõe ao longo do capítulo. Levando em consideração uma certa ambiguidade que pode existir na análise das fontes históricas, dependendo do que e em que a autora se emabasou para escrever o capítulo, sua escrita podeser uma fonte secundária ou terciária.

Análise dos mapas: Mapa 1- A Europa no início da Segunda Guerra Mundial (1939), apresenta os regimes que controlavam a Europa naquele tempo como: Regimes Fascistas, Regimes autoritários, democracia e Regime socialista. Por apresentar as formas de governar é possível classificá-lo como um mapa político, pois separa de acordo com os sistemas de governoalgumas regiões e uma mapa histórico, pois apresenta como era a divisão política na Europa.

Mapa 2- A Guerra do Pacífico, apresenta as ofensivas: anglo-americana, chinesa e soviética e também a zona de resistência chinesa em 1945, a máxima expansão japonesa 1942 e o domínio marítimo japonês. O mapa pode ser definido novamente como histórico e político. Político por apresentar as...
tracking img