A saude mentala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA:
Programas e Instituições de ensino que realizam atendimentos na área de saúde mental.

a) Nome do Município:
Janaúba – MG

b) Nome dos Programas e local de implementação:
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Situado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 464A, Centro. Realiza atendimento em Janaúba e Micro-região.

O que é CAPS?
O CAPS surgiu apartir da reforma Psiquiátrica, como serviço substitutivo aos hospitais psiquiátricos, aberto à comunidade do Sistema Único de Saúde – SUS. É um lugar de tratamento para pessoas com Transtorno Mental Grave e Persistente (psicose e neurose grave) formando por uma equipe de interdisciplinar, como psicólogos e psiquiatras.

O que o CAPS oferece?
• Acolhimento e tratamento às pessoas em crise.
•Tratamento médico.
• Atividades terapêuticas (individual e em grupo).
• Visitas domiciliares e ações junto à família.
• Atividades externas (passeios e outros).
• Oficinas terapêuticas, com atividades artesanais, culturais, esportivas, lúdicas, entre outras.

c) Número de pessoas atendidas em 2008.
Cerca de 1.600 pessoas, cadastradas (ativas).

d) Resultados do programa:
É um projeto emexpansão. No ano de 2008 houve uma diminuição das internações e integração dos pacientes à família e sociedade. Em sua maioria, os pacientes só voltam ao CAPS para avaliação médica de rotina ou para renovar a receita de medicamentos.

INTRODUÇÃO

Diante de vários casos e indagações a respeito da saúde mental nos dias atuais, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a depressão, a partirdo texto “Depressão e Neoliberalismo: Constituição da Saúde Mental na Atualidade”.
A maneira como está estruturada a sociedade é de vital importância para a saúde mental de seus membros, é o que diz autores conceituados como Fromm (1979) e Guinsberg (2001).
Isso é uma verdade absoluta, pois o meio em que vivemos ter forte influência sobre nossa estrutura física e mental. E é a partir desta idéiaque vamos analisar a depressão sobre conseqüência do neoliberalismo, modelo político-econômico em vigor no mundo capitalista.

DESENVOLVIMENTO

Segundo o texto, em 2010 a depressão deve ficar em segundo lugar no ranking da OMS (Organização Mundial de Saúde), pois atinge 5 a 6% da população mundial. Mas deve-se observar que as mulheres apresentam duas vezes mais que os homens.
Essa doençamental não escolhe classe social, nível cultural ou profissional.. É também fundamental ter ciência que o indivíduo pode vivenciar a depressão em qualquer época da vida, em qualquer idade, porém a faixa de mais alta incidência se dá entre mulheres entre os 35 a 45 anos (voltando a aumentar aos 55 anos). Nos homens, a chance aumenta com a idade.
Seus sintomas são vários e cada pessoa, pelo menosuma vez na vida sente ou passa por alguns deles. Mas nem sempre a tristeza ou o desânimo após um dia cansativo de trabalho, quer dizer que o indivíduo entrou em depressão profunda. Tem de se observar as possíveis causas, para não generalizar tudo; e deve-se chegar a uma definição mais clara sobre o que é realmente a depressão. Uma de suas conseqüências é que ela pode desencadear diabetes do tipo2, segundo um estudo divulgado pela revista "Journal of the American Medical Association" (folha online UOL, 2008).
Quando o indivíduo é realmente atingido por ela, passando por intenso sofrimento; suas atividades normais são prejudicadas e muitos precisam de atendimento especializado, como é o caso dos pacientes do CAPS.
Essa instituição é uma evolução com relação à luta pela melhora nos órgãosque apóiam a saúde mental. Que felizmente saiu dos hospitais psiquiátricos, se identificou com outros modelos assistenciais além do clínico; descobriu a interdisciplinariedade e propôs reformas e mudanças. A interação Saúde Mental – Saúde Pública no Brasil, hoje tem a atenção dada pelos órgãos e instituições governamentais, através de ambulatórios, postos de saúde e programas de prevenção...
tracking img