A revolta de beckman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A revolta de Beckman

A revolta de Beckman foi uma resistência contra os agentes da autoridade , estabelecida em 1684, impulsionada pelos proprietários rurais do Maranhão sob a liderança dos irmãosTomás e Manuel Beckman (grandes senhores de engenho da região). As principais reivindicações desta rebelião era a anulação do monopólio da Companhia de Comércio do Maranhão, para que só assim, viessea ser implementado uma relação comercial mais justa.
A companhia detinha controle sobre o monopólio na venda de produtos de outras regiões e escravos além da compra de açúcar e do algodão dosprodutores rurais. E, por conta da insuficiência de escravos, venda de produtos de qualidade e de um pagamento devidamente justo pelo açúcar e pelo algodão dos produtores, a insatisfação do povo foiprogredindo de modo gradativo, até “explodir”.
Foram realizados, portanto, saques aos armazéns da Companhia, e ainda depuseram o governo local além de expulsar os jesuítas de Maranhão.
Também foitomada outra medida, Tomás Beckman se dirigiu a metrópole de Lisboa, com a intenção de declarar fidelidade ao rei de Portugal e também levou consigo as reivindicações dos colonos. Com seu retorno tambémveio um novo governador enviado pela coroa portuguesa para restabelecer a ordem na região, foi este Gomes Freire de Andrade. Diante de tal fato, não houve resistência.
Com isso, as autoridades queantes haviam sido depostas, assumiram novamente deus cargos. Como consequência os envolvidos nas revoltas foram presos e julgados. Manuel Beckman, tipo como líder da revolta, foi condenado à morte,enquanto que seu irmão Tomás Beckman foi expulso do local. Os demais envolvidos foram condenados a prisão perpétua.

Introdução

A revolta de Beckman surgiu como uma manifestação de proprietáriosrurais, senhores de engenhos e parte de população como geral diante da não aprovação das medidas tomadas pela Companhia de Comércio do Maranhão, medidas estas que geravam grande insatisfação. Com isso,...
tracking img