Itabira, cidade de carlos d. andrade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Itabira

Itabira é um  município brasileiro e uma das principais cidades do estado de Minas Gerais . A cidade pertence à mesorregião Metropolitana de BeloHorizonte e para a microrregião de Itabira.
Os primeiros assentamentos data para o início do século XVIII, quando a aldeia de Itabira do Mato Dentro foifundada por exploradores de ouro procurando. A cidade obteve sua emancipação política em 09 de outubro de 1848, através da Lei n Provincial. 374.
É atualmente amaior cidade do vigésimo quarto do estado em população, com 107.721 habitantes ( IBGE , 2006). É conhecida como a "Capital da Poesia", local de nascimentode Carlos Drummond de Andrade , cidade do Circuito do Ouro e da Estrada Real.
A área que Itabira está localizado é uma das mais importantes culturalmente eeconomicamente de Minas Gerais e do Brasil, possuindo um importante acervo histórico para a construção da história do povo brasileiro.
Ele está localizado naregião Sudeste, no coração de Minas Gerais, a 104 quilômetros de Belo Horizonte , 697 km da cidade de São Paulo , 545 km do Rio de Janeiro , 845 km da capitalfederal Brasília e 510 quilômetros de Vitória . O ponto mais alto da cidade é de 1,672 metros acima do nível do mar (ver Alto da Mutuca ).
Itabira é a principalcidade da sua área e sofre com a poluição do ar causada pela extração de minério de ferro , ramo econômico principal desde a criação da Companhia Vale do RioDoce , em 1942, pelo presidente Getúlio Vargas . Hoje, é a segunda maior mineradora do mundo, e grande parte de sua produção vem das minas de Itabira.
tracking img