A responsabilidade social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Na atual situação econômica brasileira, na qual a pobreza e a falta de incentivos sociais para a população são evidentes, falar de Responsabilidade Social é um assunto muito delicado, pois se reduz em todo e qualquer movimento que possibilita cooperar para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Atualmente, as empresas têm oferecido além de estratégias internasde seus negócios, algumas estratégias externas voltadas para a sociedade. Estas estão integradas em um ambiente de incertezas e de muitas pressões das partes interessadas que carecem cada vez mais de um desempenho global e, que se comprometa com a eficiência, eficácia, efetividade e economicismos, que tenham suas execuções transparentes e operações evidentes e socialmente responsáveis.  Nestecontexto, nos últimos 50 anos ocorreu um progresso a respeito das gerências, buscando oferecer às organizações garantias para sua sobrevivência no mercado e levando ao máximo as suas conseqüências financeiras.

Na busca de garantir lugar no mercado globalizado e na potencialização do seu desenvolvimento, as empresas hábeis, não poupam trabalhos, cuidados e sacrifícios na redefinição de seusvalores, desenvolvendo novos comportamentos voltados para se estabelecer no mundo competitivo: Responsabilidade Social, esta é a nova forma de “como fazer” adotada pelas empresas modernas.

Esse propósito sucede da maior conscientização do consumidor e produz uma procura de produtos e hábitos que causem uma mudança de melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valores estes ligadas ácidadania. Além disso, essas mudanças demonstram que o continuo desenvolvimento econômico só será possível se estiver alicerçado em bases sólidas. Deve haver um progresso nas combinações empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis.

1. RESPONSABILIDADE SOCIAL, O QUE SIGNIFICA?

A Responsabilidade Social é umconceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, ascomunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

Situa-se o conceito de Responsabilidade Social a dois níveisinterno e externo. O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar os seus resultados. No nível externo temem conta as consequências das acções de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente.

Segundo Ashley (2003, p.158), a Responsabilidade Social pode ser definida como o compromisso contínuo nos negócios pelo comportamento ético que contribua para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, pressupondo arealização de decisões empresariais que sejam resultado da reflexão sobre seus impactos sobre a qualidade de vida atual e futura de todos que sejam afetados pela operação da empresa. “[...]. Assim, em uma visão expandida, responsabilidade social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”.

Daft (1999, p.88) defineresponsabilidade social como: “[…] a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organização”.

Grajew (2001), presidente do Instituto Ethos, define a responsabilidade social como:

“[...] a atitude da empresa em todas as suas atividades. Diz- se respeito às interações da empresa com funcionários,...
tracking img