A republica velha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
República Velha

*História

A Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930.

*A república da espada:

O período republicano do Brasil que seentende de 1889 á 1894 é conhecido como República da Espada.

Durante este período os governantes do Brasil foram os marechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca. E mesmo eles sendo militar, o Exército brasileiro não tinha domínio sobre o País, tinham apenas o dever de fortalecer os estabelecimentos republicanos, e condicionar as lideranças políticas civis, que representavam as classesdominantes para assumirem o poder.
Governo provisório de Deodoro (1889 a 1891):

Com a república recém-proclamada, instituiu o governo provisório para o Marechal Deodoro, marcado em 15 de novembro de 1889. O seu governo era composto por alguns republicanos e liberais da monarquia, que aprovaram com uma grande facilidade o novo regime.

No governo de Deodoro ocorreram diversas situações deconflito e crises políticas, pois as suas medidas só visavam os interesses da classe média e da burguesia. Essas medidas inseriam uma série de reformas na estrutura institucional do Brasil. Todos esses conflitos geraram a demissão coletiva do Ministério.

*A Revolta da Armada (1893-1894)

Foi uma revolta que num primeiro momento foi contra o governo do marechal Deodoro da Fonseca, e em segundoestava em oposição à permanência de Floriano Peixoto na presidência.

Após causar a renuncia do presidente Deodoro da Fonseca 1891, o almirante Custódio de Melo, armou uma rebelião em 1893, contra o governo de Floriano Peixoto, tentando a sua renúncia, alegando que seu mandato era ilegal.

A rivalidade entre o Exército e a Marinha ficou ainda mais acirrada. Assim, Exército prestou socorro aogoverno, e a Marinha tinha o apoio dos navios da armada e do Batalhão Naval.
Nesta mesma época a Revolução Federalista estava acontecendo no Sul e os dois movimentos eram o antiflorianistas, sendo assim, ambos acabaram se associando, e se fortalecendo principalmente com a união do almirante Saldanha da Gama.

*A Revolta da Armada foi reprimida pelos grupos florianistas.

E após governa portrês anos conturbados, encarando a oposições e resistências em seu mandato, Floriano Peixoto fortaleceu o novo regime, dando oportunidades para que os civis assumissem o governo. E assim foram realizadas as eleições presidenciais para escolher o sucessor de Peixoto. O presidente eleito foi Prudente de Moraes, que assumiu a presidência em 1894, findando a República da Espada.

*A política dosgovernadores:

Teve início no governo Campos Sales (1898-1902). Consistia numa troca mútua de favores entre os governadores estaduais e o Governo Federal. Por acordo, ficou determinado que os grupos políticos que governavam os Estados dariam total apoio ao Governo Federal, que, em troca, só reconheceria a vitória dos deputados que pertencessem ao grupo. Como consequência, formaram-se asoligarquias estaduais.
Observação - Os candidatos que não fizessem parte dessa política seriam "degolados", ou seja, não seriam reconhecidos como vitoriosos.

*Revolta da Vacina

a) Marcou o governo Rodrigues Alves. Ocorreu no Rio de Janeiro, em 1904.
b) Esteve ligada às condições de vida da população: desemprego, péssimas condições de moradia, saneamento, fome, etc.
c) Destaque para osanitarista Oswaldo Cruz, defensor das campanhas de vacinação obrigatória.
d) Foi instituída a Lei da Vacina (pivô da revolta; o povo, de modo geral, ficou contra a obrigatoriedade da vacinação instituída pela Lei da Vacina).

*Convênio de Taubaté (1906)

a) Acordo assinado no governo de Rodrigues Alves (1902-1906). As principais oligarquias reuniram-se em Taubaté (SP) a fim de tomar decisões...
tracking img