Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFLAÇÃO

1. Conceito de inflação
A inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Ou seja, movimentos inflacionários representam elevações em todos os bens produzidos pela economia e não meramente o aumento de um determinado preço. Outro aspecto fundamental refere-se ao fato de que o fenômeno inflacionário exige a elevação contínua dospreços durante um período de tempo, e não meramente uma elevação esporádica dos preços. Normalmente, esses aumentos de preços não ocorrem de forma sincronizada, ou seja, não há um aumento igual de preços de todas as mercadorias e serviços; desse modo há um problema para calcular o tamanho da inflação. A forma como isso é resolvido é fazer uma média aritmética ponderada da elevação dos preços.A contrapartida desse aumento dos preços é a perda do poder aquisitivo da moeda (depreciação), ou seja, uma mesma unidade monetária pode adquirir menos bens e serviços, pois estão mais caros. Então por definição, inflação é um problema monetário. Podemos dizer que a disputa dos diversos agentes econômicos pela distribuição da renda representa a questão básica do fenômeno inflacionário. O fatode parte do déficit fiscal do governo ser coberto por emissão de moedas, gera inflação. Países onde os sindicatos são fortes tendem a gerar inflação, uma vez que aumento de salários representa custo de produção que é repassado para o consumidor final.

2. Distorções provocadas por altas taxas de inflação
2.1 Efeito sobre a distribuição de renda
Uma das distorções mais sérias provocadaspela inflação diz respeito à redução do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, que possuem prazos legais de reajustes. Neste caso, estão os assalariados que com o passar do tempo, vão ficando com seus orçamentos reduzidos cada vez mais, até a chegada de um novo reajuste. A classe trabalhadora de baixa renda é a que mais sofre, uma vez que não tem condições de seproteger, por exemplo, com aplicações financeiras, dado que consomem praticamente toda sua renda.
Os proprietários de imóveis de aluguel têm uma perda de rendimento real ao longo do processo inflacionário, mas são recompensados pela valorização dos seus imóveis, acima da taxa de inflação. Os capitalistas não perdem, pois repassam o aumento dos custos provocados pela inflação, garantindo amanutenção de seus lucros.

2.2 Efeito sobre o balanço de pagamentos
Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente. Assim, devem provocar um estímulo às importações e um desestímulo às exportações, diminuindo o saldo do balanço comercial. O governo na tentativa de minimizar o déficit faz umadesvalorização da moeda nacional (com mais reais compra-se menos mercadorias no exterior), estimulando as exportações e desestimulando as importações. Só que os produtos que precisamos importar ficam mais caros e esse aumento é repassado para o consumidor final, começando o ciclo inflacionário tudo de novo.


2.3 Efeito sobre o mercado de capitais
Tendo em vista o fato de que, num processoinflacionário intenso, o valor da moeda deteriora-se rapidamente, ocorre desestímulo à aplicação de recursos no mercado de capitais financeiros. As aplicações em caderneta de poupança, títulos de vem sofrer retração. Por outro lado, a inflação estimula a aplicação de recursos raiz, como terras e imóveis, que costumam valorizar-se durante o processo inflacionário.
No Brasil, essa distorçãofoi bastante minimizada pela instituição de mecanismo da correção monetária, pelo qual os papéis públicos, bem como as cadernetas de poupança, passaram a ser reajustadas por um índice que reflete aproximadamente o crescimento da inflação.
Agora, embora alguns possam ganhar com a inflação a curto prazo, pode-se dizer que no longo prazo, quase ninguém ganha com ela, porque seu processo,...
tracking img