A republica platao livros 1,2e3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A República de Platão é um dos seus mais conhecidos trabalhos na filosofia. Como os outros tantos livros antigos, essa obra não tem data de publicação. Alguns estudiosos estimam que tenha sido escrita em meados de 370 a.C, período em que Atenas estava em declínio.
A principal intenção da obra de Platão é determinar uma definição do que constitui a Justiça em uma cidade ideal.Esta cidade ideal é dividida em três classes, os governantes Assim todo o diálogo inicia-se com uma pergunta: “o que é a Justiça?”.




Livro I
Os principais personagens do livro I do livro A República de Platão, são Sócrates (Principal figura faz papel de pivô, na boca do qual Platão coloca seu pensamento), Glauco (irmão mais velho de Platão), Polemarco (filho mais velho de Céfalo).Céfalo (Homem justo segundo perspectiva financeira. Pai de Polemarco, era meteco. É ele quem convida Sócrates a vir com freqüência em sua casa para debater com seus filhos). Trasímaco (é um famoso sofista. Especialista na dialética irrita-se com a ironia de Sócrates no início da discussão sobre a justiça). A seguir falaremos de suas respectivas concepções de justiça.
Para Céfalo, justiça édizer a verdade e restituir o que se deve/tomou. Define justiça como os mais velhos da sua época a definiam. Afirma que ser rico ajuda o indivíduo a ser justo.
Para Polemarco, justiça significa dar a cada um o que é devido. Segundo ele, a justiça tinha serventia apenas quando questões envolviam acordos monetários.
Trasímaco afirma que justiça é o interesse do mais forte, “a conveniênciados mais poderosos”. Uma vez estabelecidas as leis, os governantes proclamam justo para seus súditos o que convém a estes e punem os transgressores como violadores da lei e da justiça. Esta era a justiça segundo os sofistas.
Segundo Sócrates, a justiça é virtude e sabedoria. Traz consigo a concórdia e a amizade.
A definição de justiça ocupará ainda os livros II e III. Sócrates alarga ocampo da discussão, não relaciona a justiça com o cidadão, mas a coloca no contexto da cidade.


Livro II
Os personagens do Livro II são: Sócrates, Glauco e Adimanto (irmão de Glauco).
Através da leitura do Livro II da obra A República de Platão, notamos que Sócrates e os demais personagens continuam com o debate acerca da justiça nela mesma e que vantagens ela traria. Serão abordadas asconcepções de justiça de cada personagem e a seguir o início da fala de Sócrates a respeito da educação. Esse assunto terá mais destaque no Livro III.
Sócrates adota novamente uma postura de enaltecimento da justiça. Para ele a justiça é um bem que é preciso apreciar por si mesmo e por suas conseqüências, com o objetivo de se alcançar a felicidade.
Para provar seu ponto de vista eletraça um plano de argumentação através do pensamento dedutivo. Partindo do princípio de que é mais fácil pensar a justiça em uma dimensão política, Sócrates criará uma perfeita cidade justa. Se, se pode pensar em justiça em uma cidade, pode-se transpô-la em um cidadão. Nesta cidade a divisão do trabalho é feita de acordo com as reais inclinações dos cidadãos e todos respeitam mutuamente asrespectivas ocupações. A especialização do trabalho não demanda, assim, apenas uma divisão do trabalho, mas uma divisão o mais justa possível.
Glauco argumenta que a justiça é um bem penoso e desagradável que é preciso cultivar com o objetivo de se alcançar lucro, fama e honrarias. Ocupa o meio termo entre a condição de quem ofende impunemente e a de quem é ofendido sem poder se vingar. Sendo,dessa maneira, algo que é apreciado quando inexiste a aptidão de prevalecer. Para ele, quando se tem poder, pratica a injustiça. Todo homem pensa que a injustiça lhe é mais útil que a justiça. De acordo com Glauco, justiça nada mais é do que as prescrições daqueles que sofreram com a injustiça.
Para obter vantagens com a prática da injustiça, é necessário se parecer virtuoso. Desse modo,...
tracking img