Profª. Maria Inez Rodrigues Neves
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Semiotécnica é a ciência que estuda obtenção e registro dos sinais e sintomas das enfermidades, respaldadas nos conhecimentos e experiência profissional para a elaboração do diagnóstico, consequente prognóstico,plano de tratamento e proservação do paciente.
As manifestações clínicas da doença que podem ser percebidas por meio dos sentidos naturais do homem são denominadas sinais: alterações de cor da mucosa, tosse, ruídos anormais, etc.; sintomas são os desvios do normal que somente são percebidos pelo paciente, que informará ao cirurgião dentista como dor, mal-estar, ansiedade, etc. Enquantoelemento patognomônico é um sinal ou sintoma que por si só leva o profissional ao diagnóstico da enfermidade.
O exame clínico está dividido em anamnese (interrogatório ou exame subjetivo) e exame físico ou objetivo.
Em nossa disciplina seguimos a orientação de TOMMASI (1989, p.16), que divide o exame clínico em anamnese e exame físico, sendo estesubdividido em aspecto geral do paciente ou a primeira impressão e exame loco-regional extrabucal e intrabucal.
EXAME CLÍNICO
3 Anamnese ou exame subjetivo
A anamnese consiste na conversa entre o paciente e o examinador, durante a qual o profissional deve transmitir confiança e respeito para que o paciente possa externar tudo o que lhe preocupa ouaborrece.
Objetivo da anamnese
Obter dados de identificação do paciente e todas as informações presentes e passadas que podem ser úteis na elaboração do diagnóstico, prognóstico e tratamento.
É a manobra mais segura e eficaz para que o nosso tratamento tenha sucesso. Ainda, é o método preventivo que nos permitirá realizar com segurança nossos atos clínicos e cirúrgicos,evitando lipotímias, convulsões, queda ou elevação abrupta de pressão arterial, hemorragias, e demais acidentes desagradáveis e perigosos para o paciente.
Deve-se deixar o paciente falar à vontade cabendo ao profissional a arte de ouvir e conduzir a conversa com o intuito de obter todas as informações presentes e passadas, que possam ser úteis na elaboração do diagnóstico, prognóstico eplanejamento terapêutico.
Vantagens da anamnese:
Prevenção das intercorrências - diabéticos, hipertensos, alergias etc...
menor tempo e maior confiança
lucro em dinheiro
êxito no tratamento
2.1.1 Identificação do paciente
Consiste na obtenção de dados pessoais do paciente como: nome, idade, sexo, cor, nacionalidade, naturalidade, procedência,estado civil, residência, profissão, local e condições de trabalho.
2.1.2 Queixa principal
É a anamnese espontânea, onde o paciente relata o motivo principal que o levou a procurar o profissional. Sempre que possível deve ser registrada com as próprias palavras do paciente e entre aspas, assim não haverá interpretações erradas.
2.1.3 História daDoença Atual
Consiste no histórico completo e detalhado da queixa principal em toda a sua evolução temporal e sintomatológica. O profissional levará o paciente a rememorar informações tais como: quando se iniciou a sintomatologia, a sua duração, o modo e características do início, se há episódios de exacerbação ou remissão do quadro clínico, a existência de relações com fatos ououtras queixas, etc.
A história da doença atual pode ser enriquecida após o exame físico do paciente, onde o profissional colherá mais detalhes que servirão de orientação no interrogatório e poderá encontrar outras alterações tão importantes quanto a queixa principal, mas que não foram valorizadas pelo paciente como úlceras aparentemente inócuas com mais de 10 dias de permanência e sem...