A relação Industrialização, Urbanização e Degradação Ambiental numa perspectica Brasileira

958 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
No Brasil como na maioria dos países periféricos, tem passado por um acelerado processo de industrialização e urbanização que vem se expandindo desde a revolução industrial na Inglaterra, no século XVIII. Vários processos produtivos foram descobertos e implantados a partir desta época, a fim de obter mais produtos e de melhor qualidade, buscando maiores lucros.
Devido a esse processo de crescimento e expansão das cidades sem que houvesse uma disciplina e preocupação com o meio ambiente, gerou uma crise ambiental sem precedentes no mundo.
Vendo que os países de primeiro mundo, já haviam degradado praticamente todo o seu meio ambiente, iniciou-se uma preocupação com a conscientização da necessidade de controlar os métodos de industrialização visando à recuperação do meio ambiente degradado e a sua redução de emissão de resíduos.
O Brasil vindo de um reflexo das politicas desenvolvimentista, sofre dos mesmos problemas presenciados nos países de primeiro mundo. Com a migração da população rural para as áreas urbanas e o desenvolvimento das industrias, evidentes desequilíbrios ambientais ocorreram sem receberem a devida atenção por parte de nossos governantes e das mídias atuantes.
As áreas urbanas não somente evidenciaram os problemas sócios ambientais, mas denotaram toda a complexidade na constituição do problema que vai além do meio físico, envolvendo também questões culturais, econômicas e históricas. Tais centros urbanos concentram os maiores problemas ambientais como a poluição do ar, sonora, visual, hídrica e solo. Muitas vezes as formas de ocupação do solo, a utilização das áreas verdes, o tratamento dos esgotos não é tratado com a prioridade que merecem, elevando os índices de poluição para seus habitantes.
Estes problemas ambientais não são vistos somente no Brasil. Outros países já vivenciaram problemas semelhantes e buscaram soluções garantindo a qualidade de vida aliado ao crescimento econômico. Na juventude de nosso país começamos somente

Relacionados

  • Direito
    42997 palavras | 172 páginas
  • dfghdd
    113636 palavras | 455 páginas